Como rodar o HA localmente?

Olá a todos,
Sou novato tanto no sistema do Home Assistant quanto nesse fórum e estarei o instalando nos próximos dias. Porém antes gostaria de tirar uma dúvida sobre algo que me causou confusão ao ler vários tópicos e ver vários vídeos.
Afinal, as automações do HA rodam (por padrão) localmente ou em nuvem? Aqui no fórum, na maioria das vezes falaram que roda em nuvem, porém assistindo a um canal gringo ouvi que rodam localmente.
Se rodam por padrão em nuvem, quais os métodos para que rodem localmente? Li sobre o Duck DNS, update de firmware do Tasmota e ESPHome e sobre Nabu Casa. Além de ser gratuito ou não, qual a diferença entre esses métodos?
Por fim, é possível rodar tudo (ou quase tudo) localmente de alguma forma e de preferência gratuitamente? Seria por algum dos métodos acima ou há alguma outra forma?

Agradeço desde já!

Olá @Luigi

As automações do HA rodam localmente, pode ser pela própria ferramenta de automações do HA ou com addons com o Node Red.

O Duck DNS é um addon que permite registar um nome para o seu IP (que atualiza de forma dinâmica) e ainda cria um certificado para pode acessar seu HA pela Internet de forma mais segura.

Existem integrações que rodam em serviços de Nuvem, mas quase sempre tem forma de rodar localmente. Eu por exemplo tenho equipamentos da Shelly, que rodam em nuvem mas os configurei com MQTT e desliguei o acesso nuvem, os deixando 100% locais.

Agora cada caso é um caso, eu tenho uns 40 a 50 dispositivos de IoT em casa e todos são locais, alguns por WiFi, alguns por Zigbee. O único equipamento que tenho em “nuvem” é o Google Nest, mas mesmo assim tenho minha conta do Google Home integrada ao meu Home Assistant o que me permite pela google controlar meu equipamentos locais.

Existem muitos equipamentos e formas de fazer…

1 curtida

Ta certo, então a automação do HA em si é local, mas as ações dos dispositivos não necessariamente? Por exemplo, se eu tiver uma lâmpada da plataforma tuya e mandar ligar no próprio PC que o HA está instalado, tudo vai rodar localmente ou a lâmpada vai depender da nuvem pra acender?

Dispositivos Tuya por padrão dependem da internet pra funcionar se usar a integração padrão do Home Assistant. Se usar a integração LocalTuya a lâmpada vai funciona localmente e mesmo sem internet vai ligar a lâmpada se mandar ligar pelo HA.

Sobre funcionar localmente, como o colega comentou, cada caso é um caso. A Tuya é um problema pq nem todo dispositivo integra ao HA, da uma lida sobre ela aqui no fórum, tem muita informação sobre isso… Ewelink grande parte funciona local e alguns dependem da nuvem, Xiaomi os que tem suporte funcionam local, Broadlink localmente… as assistentes dependem da nuvem!

1 curtida

Entendi, vou estudar mais sobre cada caso então, muito obrigado!

1 curtida