Como mudar a voz do Roborock S50 / Mi Robot Vacuum Cleaner para Pt-br! + R2-D2 do StarWars! (+ Novas Vozes!)

Uma das coisas que mais me incomodava era ter o meu Roborock S50 falando em espanhol ou inglês… então decidi procurar uma alternativa para colocar o audio em português do Brasil e consegui!

Agora com novas vozes!! Vozes da Francisca da Microsoft e da Google Assistente.

A voz da Francisca é a mais completa com TODOS os áudios em português do Brasil, 96 arquivos de áudios no total!

Esse tutorial é para Mi Robot Vacuum Cleaner SDJQR02RR / Roborock S50/51/52/55!

roborocks50

Para esse tutorial é necessário ter o IP e o Token do Roborock, use o Token Extractor para isso!

3

Entre no github dos desenvolvedores e baixe!

Com ele baixado, abra, coloque seu e-mail e senha do Mi Home.
Depois coloque o país em que a conta do Mi Home estão os dispositivos e pronto!
Vão aparecer todos os dispositivos e token deles!

Para o Brasil deve-se usar “us” como o país pois os dispositivos da região Brasil ficam no servidor americano.

Quando pegar o IP e o Token verifique o seu modelo se é compatível!

Captura de tela 2021-05-30 162822

Tendo em mãos o IP e o Token do robô aspirador podemos prosseguir!

Vamos precisar baixar um programa chamado “win-mirobo-1.1.0” é por ele que vamos enviar os arquivos de audio para o nosso robô aspirador.

Links do programa com as novas vozes:

Podem baixar por aqui: win-mirobo-1.1.0 + novas vozes
ou por aqui: https://drive.google.com/file/d/1xF5P0na-JMGCCXf8ujFa6rSD4EPeoZNk/view?usp=sharing

Com o arquivo .rar baixado, vamos descompactar e dentro da pasta “win-mirobo” vamos até o arquivo “win-mirobo” o que tem como tipo “Parâmetros de configuração” e abri-lo em um bloco de notas!

Depois abrir em bloco de notas, vamos preencher com o IP e o Token do seu robô aspirador, salvar e fechar.

Após salvo o arquivo de “Parâmetros de configuração” com o IP e o Token do seu robô aspirador, agora vamos para o arquivo .exe, vamos o executável do programa.

Vamos clicar com o botão direito do mouse e clicar em “Executar como administrador”.

Com o programa aberto agora vamos digitar 2, que é a opção de “Flash voice package” para adicionar pacote de voz e apertar enter!

Vão aparecer as pastas com os pacotes de voz, temos a voz em Pt-Br da Francisca, da Google Assistant, da Maria, a voz do R2-D2 do Star Wars. Vamos digitar 2 para a voz da Francisca e apertar enter.

O pacote de voz com a voz da Francisca em Pt-Br vai ser enviado para o robô aspirador e se estiver com tudo OK foi concluído perfeitamente.

Agora podemos fechar o programa e aproveitar o nosso robô aspirador falando em português!

Voz da Francisca da Microsoft:

Voz da Maria:

Pra quem quiser colocar o audio do R2-D2 fica assim:

Um abraço!

Ainda não configurou o Vacuum Card do seu Roborock? Clica aqui para aprender a configurar:

5 Likes

Top mano. Deu certo aqui. Eu só tive que colocar o arquivo descompactado na área de trabalho, tinha colocado no drive D: e não dava certo, mas depois foi muito fácil com seu tutorial.

Obrigado por compartilhar. :clap:

1 Like

Show de bola, fiz aqui também e deu certo de primeira! Parabéns!

1 Like

Legal, aqui também deu certo!!

1 Like

Deu certo o seu tutorial, muito obrigado!
Vc sabe como fazer o root para aparecer o mapa no HA?
O meu roborock é o V1.

1 Like

Não tenho ideia mesmo!

Que foda mano! hahaahah só não é funcional né

1 Like

Adicionada a voz da Francisca da Microsoft! Uma voz bem suave e muito humana!
Com todos os áudios em português do Brasil! Aproveitem!

Quem quiser fazer o download segue os links:

Podem baixar por aqui: win-mirobo-1.1.0 + novas vozes
ou por aqui: https://drive.google.com/file/d/1xF5P0na-JMGCCXf8ujFa6rSD4EPeoZNk/view?usp=sharing

1 Like

Atualizado :heart_eyes:

1 Like

Olá amigos, esse procedimento serve também para o modelo RoboRock S5? Se não aonde posso encontra um tutorial para modificar ele para português do Brasil?
Obrigado!

Sim, o S50 é o S5! rsrs
O número após é indicativo da cor, S50 é o Branco, S51 é o com detalhes em rosa, o S52 é o com detalhes em azul, o S55 é o preto… mas todos são o mesmo robô!

Roborock-Vacuum-Comparison-small

Muito obrigado amigo! Vou tentar fazer esse procedimento! Obrigado!

1 Like

Infelimente não consegui, meu modelo é o Roborock S5 Max…nesse modelo não funciona o procedimento.

2 Likes

Existe uma forma de alterar as vozes para outros modelos como os Roborock 1S /S6 /T6 /S5E (Max) / S6 Max V mas está em russo o fórum que tem esse conteúdo, quem quiser se aventurar e depois montar um tutorial pra ajudar a todos agradeço!

Segue o link do fórum russo:

Roborock (серия) - робот-пылесос - Прошивка и языковые пакеты - 4PDA

Estou no fórum russo, mas tenho dificuldade de entender os termos, não sou programador.
Se consegui aprender vou tentar fazer no meu RoboRock S5 Max

1 Like

Excelente tutorial, simples é facil. Mas tentei fazer no meu mop essencial V2 e da erro quando tenta conectar para enviar o arquivo de voz. Não é compatível? obrigado

Não é compatível, só é compativel com a 1° geração do Mi Robot Vacuum, o seu é o Mop essencial V2, são modelos diferentes…

Tutorial show de bola! Não sou da área de informática, mas parece que até eu consigo fazer isso seguindo os passos. Parabéns! Só preciso saber se meu robô aspirador é compatível com esse procedimento. O modelo é STYJ02YM.
Eu uso MacOs. Tem como funcionar no Mac ou tenho que fazer isso no Windows?

Não é compatível, só é compativel com a 1° geração do Mi Robot Vacuum, o seu é o Mop Pro.

Aparentemente pro S5 Max não tem como. So vi tutorias dos outros modelos do S5 Max eu não encontrei.