Como medir consumo da caixa d'água com Home Assistant

Sensor para fluxo de água ESP8266 + MQTT no Home Assistant

Este tutorial vai auxiliar como criar um sensor de fluxo de água para ser instalado na entrada da caixa d'água, e medir o consumo de água através do Home Assistant.

Como Funciona?

O sensor de vazão é uma ventoinha que gira com a passagem da água. A informação de quantas vezes está girando é passada para o ESP8266, e este passa para o Home Assistant por MQTT.

Confira o vídeo do funcionamento: VIDEO

Ao baixar o nível da caixa, a bóia afunda deixando entrar água na caixa. Esta água que caia direto na caixa agora passo pelo sensor de fluxo de água para contabilizar a água.

Do que precisa

Para este projeto vai precisa de:

1 - Placa Esp8266

1 - Sensor de fluxo de água 5v

1 - Mangueira com 2 roscas femeas de 1/2

Sobre ESP8266

Pode utilizar o esp01, pois só vai necessitar de 1 porta para receber as informações do sensor de fluxo de água.

Sobre o Sensor de Fluxo de Água

Deve escolher um com a vazão compatível com a pressão de sua tubulação, aqui na minha casa a entrada de água da caixa d'água não passa de 10 litros por minutos, este sensor que comprei é até 30 litros por minutos.

Não é recomendado usar sensores pequenos para tubulações pressurizadas, pois vai estancar e diminuir a pressão de toda a tubulação.

Instalar o sensor sempre antes da pressurização. A pressão da rua em alguns casos também é bem elevada, é bom estudar sobre a vazão necessária para dimensionar corretamente o sensor sem perder pressão.

Sobre a Mangueira

Eu optei em instalar este sensor sem cortar nenhum cano, e utilizei um mangueira muito utilizada para ligar máquina de lavar, esta mangueira cortei ao meio para instalar o sensor e não deixar o sensor dentro da caixa d'água, pois acredito que irá resistir a humidade.

Com a mangueira também evitei de cortar ou furar a caixa para passar fios ou sensores.

Código no Esp8266:

Para subir o código no ESP8266 utilizar a IDE do Arduino, para saber como ler este tópico aqui no forum.

IMPORTANTE: Utilizar a bibliote do esp na versão 2.4.1

Antes de enviar o código para a placa, deve adicionar as informações de seu MQTT, altere as linha no código:

  • #define MQTT_USERNAME "usuario_do_mqtt"
  • #define MQTT_PASSWORD "senha_do_mqtt"
  • const char *MQTT_SERVER = "IP_do_MQTT";
A primeira vez que conectar ao ESP, você vai configurar a rede e senha do WIFI.

A base deste código foi utilizado o do medir consumo de energia de Bruno Horta

    //MQTT - como instalar -> https://www.youtube.com/watch?v=GMMH6qT8_f4
    #include <PubSubClient.h>
    //ESP - como instalar -> https://www.youtube.com/watch?v=4d8joORYTIA&amp;t=1s
    #include <ESP8266WiFi.h>
    //Wi-Fi Manager  como instalar -> https://www.youtube.com/watch?v=wWO9n5DnuLA
    #include <DNSServer.h>
    #include <ESP8266WebServer.h>
    #include <WiFiManager.h>

    //OTA -> já está incluida no IDE do Arudino
    #include <WiFiUdp.h>
    #include <ArduinoOTA.h>

    IPAddress ip(192,168,15,155);

    // Configuração do acesso ao Broker MQTT
    #define MQTT_AUTH true
    #define MQTT_USERNAME "usuario_do_mqtt"
    #define MQTT_PASSWORD "senha_do_mqtt"

    // Wifi: SSID and password

    //Constantes
    const String HOSTNAME = "Medir_Agua";             //NOME DO DEVICE, este nome tambem é utilizado apra criar o Access Point para configuração
    const char *OTA_PASSWORD = "";                // Password para atualizar o Firmware Over the Air
    const char *MQTT_LOG = "system/log";                  // Topico onde o Device Publica informações relacionadas com o sistema
    const char *MQTT_SYSTEM_CONTROL_TOPIC = "system/set"; // Topico onde o Device subscreve para aceitar instruções de sistema

    const char *MQTT_TEST_TOPIC = "superTopic"; //Topico de exemplo onde o Device subscreve (por exemplo controlar uma lâmpada)
    const char *MQTT_SERVER = "IP_do_MQTT"; //IP ou DNS do Broker MQTT

    WiFiClient wclient;
    PubSubClient client(MQTT_SERVER, 1883, wclient);

    //FLAGS de Controlo
    bool OTA = false; //O Serviço OTA é muito pesado para estar sempre ativo por isso é ligado via MQTT e fica disponivel até ser desligado ou até o device ser reiniciado
    bool OTABegin = false;

    //Variareis da Agua
    float vazao; //Variável para armazenar o valor em L/min
    float media=0; //Variável para tirar a média a cada 1 minuto
    int contaPulso; //Variável para a quantidade de pulsos
    int i=0; //Variável para contagem

    void setup() {
      Serial.begin(9600);
      WiFiManager wifiManager;


      //wifiManager.resetSettings(); //Limpa a configuração anterior do Wi-Fi SSID e Password, procedimento, 1º descomentar a linha, 2º Fazer Upload do código para o ESP e deixar o ESP arrancar, 3º Voltar a comentar a linha e enviar novamente o código para o ESP
      /*define o tempo limite até o portal de configuração ficar novamente inátivo,
        útil para quando alteramos a password do AP*/
      wifiManager.setTimeout(180);
      wifiManager.autoConnect(HOSTNAME.c_str());
      client.setCallback(callback); //Registo da função que vai responder ás mensagens vindos do MQTT

    //Setup da agua
      pinMode(2, INPUT); //D3
      attachInterrupt(0, incpulso, RISING); //Configura o pino 2(Interrupção 0) para trabalhar como interrupção
      Serial.println("\n\nInicio\n\n"); //Imprime Inicio na serial
    }

    //Chamada de recepção de mensagem
    void callback(char *topic, byte *payload, unsigned int length) {
      String payloadStr = "";
      for (int i = 0; i < length; i++) {
        payloadStr += (char)payload[i];
      }
      String topicStr = String(topic);
      if (topicStr.equals(MQTT_SYSTEM_CONTROL_TOPIC)) {
        if (payloadStr.equals("OTA_ON_" + String(HOSTNAME))) {
          Serial.println("OTA ON");
          OTA = true;
          OTABegin = true;
        } else if (payloadStr.equals("OTA_OFF_" + String(HOSTNAME))) {
          Serial.println("OTA OFF");
          OTA = false;
          OTABegin = false;
        } else if (payloadStr.equals("REBOOT_" + String(HOSTNAME))) {
          Serial.println("REBOOT");
          ESP.restart();
        }
      } else if (topicStr.equals(MQTT_TEST_TOPIC)) {
        //TOPICO DE TESTE
        Serial.println(payloadStr);
      }
    }

    bool checkMqttConnection() {
      if (!client.connected()) {
        if (MQTT_AUTH ? client.connect(HOSTNAME.c_str(), MQTT_USERNAME, MQTT_PASSWORD) : client.connect(HOSTNAME.c_str())) {
          Serial.println("CONNECTED TO MQTT BROKER " + String(MQTT_SERVER));
          client.publish(MQTT_LOG, String("CONNECTED_" + HOSTNAME).c_str());
          //SUBSCRIÇÃO DE TOPICOS
          client.subscribe(MQTT_SYSTEM_CONTROL_TOPIC);
          client.subscribe(MQTT_TEST_TOPIC);
        }
      }
      return client.connected();
    }

    void loop() {
      if (WiFi.status() == WL_CONNECTED) {
        if (checkMqttConnection()) {
          client.loop();
          if (OTA) {
            if (OTABegin) {
              setupOTA();
              OTABegin = false;
            }
            ArduinoOTA.handle();
          }

      //Inicio Agua
      contaPulso = 0;   //Zera a variável para contar os giros por segundos
      sei();      //Habilita interrupção
      delay (1000); //Aguarda 1 segundo
      cli();      //Desabilita interrupção
      
      vazao = contaPulso / 5.5; //Converte para L/min 
      media=media+vazao; //Soma a vazão para o calculo da media
      i++;
      
      Serial.print(vazao); //Imprime na serial o valor da vazão
      Serial.print(" L/min - "); //Imprime L/min
      Serial.print(i); //Imprime a contagem i (segundos)
      Serial.println("s"); //Imprime s indicando que está em segundos

        String consumo_agua = String(vazao);

        String payload = "{";
        payload += "\"consumo_agua\":"; payload += consumo_agua; 
        payload += "}";
        
        char attributes[100];
        payload.toCharArray( attributes, 100 );
        client.publish( "system/contagem", attributes );
        Serial.println( attributes );
       
      if(i==60)
      {
        media = media/60; //Tira a media dividindo por 60
        Serial.print("\nMedia por minuto = "); //Imprime a frase Media por minuto =
        Serial.print(media); //Imprime o valor da media
        Serial.println(" L/min - "); //Imprime L/min
        media = 0; //Zera a variável media para uma nova contagem
        i=0; //Zera a variável i para uma nova contagem
        Serial.println("\n\nInicio\n\n"); //Imprime Inicio indicando que a contagem iniciou
      }
     // Fim agua
       
        }
        
      }
    }

    void incpulso ()  {
     contaPulso++; //Incrementa a variável de pulsos
    }

    void setupOTA() {
      if (WiFi.status() == WL_CONNECTED && checkMqttConnection()) {
        client.publish(MQTT_LOG, "OTA SETUP");
        ArduinoOTA.setHostname(HOSTNAME.c_str());
        ArduinoOTA.setPassword(OTA_PASSWORD);

        ArduinoOTA.onStart([]() {
          client.publish(MQTT_LOG, "START");
        });
        ArduinoOTA.onEnd([]() {
          client.publish(MQTT_LOG, "END");
        });
        ArduinoOTA.onProgress([](unsigned int progress, unsigned int total) {
          String p = "Progress: " + String((progress / (total / 100)));
          client.publish(MQTT_LOG, p.c_str());
        });
        ArduinoOTA.onError([](ota_error_t error) {
          if (error == OTA_AUTH_ERROR)
            client.publish(MQTT_LOG, "Auth Failed");
          else if (error == OTA_BEGIN_ERROR)
            client.publish(MQTT_LOG, "Begin Failed");
          else if (error == OTA_CONNECT_ERROR)
            client.publish(MQTT_LOG, "Connect Failed");
          else if (error == OTA_RECEIVE_ERROR)
            client.publish(MQTT_LOG, "Receive Failed");
          else if (error == OTA_END_ERROR)
            client.publish(MQTT_LOG, "End Failed");
        });
        ArduinoOTA.begin();
      }
    }

Instalação

Usar uma mangueira para conectar na entrada da caixa d'água, cortar a mangueira para passar pelo sensor de fluxo de água e retornar a mangueira para a caixa d'água.

 

Esquema de Ligação

Com uma fonte de celular 5v, alimente o ESP8266 e o sensor de fluxo de água.

O fio de comunicação do sensor deve ser ligado na porta D3 do ESP8266

Calibrar o sensor

Este código está calibrado para um sensor de 1/2, caso tenha outro talvez seja necessário calibrar.

Após a instalação do sensor na caixa d´água. Encha um balde de água de 10litros por exemplo e verifique se está medindo corretamente o consumo. Caso tenha alguma diferença, faça o ajuste alterando (o valor 5.5) na linha no código:

  • vazao = contaPulso / 5.5;
Para calibrar o sensor eu fiz usando um balde: VIDEO

Configuração no HA

Adicionar os códigos abaixo no configuration.yaml

Sensor que vai medir o consumo em tempo real da água que passa pelo sensor de água.

sensor:
  - platform: mqtt
    state_topic: 'system/contagem'
    name: 'Consumo Agua'
    unit_of_measurement: 'litros'
    value_template: '{{ value_json.consumo_agua }}'

Adicionar UtilityMeter para acompanhar o consumo:

utility_meter:
  consumo_agua_dia:
    source: sensor.consumo_agua
    cycle: daily
  consumo_agua_semana:
    source: sensor.consumo_agua
    cycle: weekly
  consumo_agua_mes:
    source: sensor.consumo_agua
    cycle: monthly
  consumo_agua_ano:
    source: sensor.consumo_agua
    cycle: yearly

Automações

Não fiz nenhuma até o momento, mas é possível fazer automações, que enviem notificações no caso de consumo maior que a média estipulada por exemplo. Ou fazer uma automação para notificar torneira ligada, ou detecção de vazamento.

Este tutorial é um exemplo, caso tenha melhorias e sugestões não deixe de enviar!

Este projeto está funcionando em aproximadamente 1 mês em minha casa, não sou profissional nesta área, e minha intenção é compartilhar este projeto para ser melhorado ou implantado por sua conta e risco.

Ajude a comunidade Home Assitant Brasil, compartilhando seu projeto e participamento neste forum!

 

14 curtidas

Com base no projeto do Leo, atualizei e coloquei um sensor ultrassônico para medir o nível da caixa dagua.

Segue o link do projeto:

5 curtidas

Estou interessado em monitorar o nível da minha caixa d’água e o consumo no HA utilizando este projeto, mas antes, gostaria de saber daqueles que já implementaram essa solução:

1- A precisão do medidor de nível é boa (confiável)?

2- A indicação do nível é estável ou fica variando, instável indicando valores malucos ? (Ex. A caixa está fisicamente com 30% de água, e o medidor no mesmo instante que mede caixa com 30 %, ele mede caixa com 100%).

3- O sistema está funcionando há quanto tempo?

4- Os sensores ultrassônicos apresentam sinais de umidade e/ou de ferrugem?

5- Já em relação ao medidor de vazão, a precisão do sistema é boa (confiável)?

6- Qual é o (%) de erro em relação ao hidrômetro da companhia de fornecimento de água da sua região?

7- Por fim, vc recomendaria a instalação deste sistema (nível e vazão)?

1 - Eu instalei em uma das caixas, tenho 2… Não bati as informações da leitura com a companhia de água (se é que a leitura da companhia é confiável e não fica cobrando por ar enviado na tubulação…)
2 - o Fluxo de água só mexe quando passa água, senão envia zero.
3 - uns 3 meses
4 - não instalei ainda
5 - é bom, tem como regular
6 - não fiz
7 - recomendo instalar se for em casa, e de preferência na entrada da caixa d’água para não precisar cortar canos

1 curtida

Leonardo/Remontti,
Meu medidor de vazão não funcionou! Montei na bancada para testes, segui pelo GitHub do Remontti, até porque tenho interesse em implementar o medidor de nível também. Após atualizar as minhas configurações do MQTT (nome, senha e IP do Broker), compilei o programa e carreguei-o no NodeMcu ESP8266 ESP-12E. Realizei o procedimento do Wifimanager para resetar o wifi, me conectei a rede do esp (SensorAgua), linkei o esp com a minha rede wifi que recebeu o IP 192.168.1.76, mas não acontece nada, exceto o led da placa do NodeMcu que pisca a cada 3s aproximadamente! Meu sentimento é que o MQTT do ESP não está funcionando, pois eu tenho 15 sonoffs sendo lidos normalmente na rede MQTT. Usei o plugin TasmoAdmin do HA para localizar o novo nó da rede MQTT, mas nenhum dispositivo novo foi encontrado! As variáveis que foram implementadas no HA estão com status “unknown”.

Alguém pode ajudar?

Problema resolvido, apesar de não ter recebido nenhuma ajuda da comunidade. Rsrsrs… Após pesquisar na net e testar inclusive alguns códigos desenvolvidos por americanos, encontrei num fórum americano uma artigo que tratava do mesmo problema. E a solução foi retroagir a versão da biblioteca do ESP8266. Agora tudo está funcionando inclusive a integração com o HA.:weary:

3 curtidas

Prezados,

Gostaria de implementar a solução. Somente a parte do nível de água. Comprei o Esp8266 e o sensor. Gastaria de saber quem mais fez esse projeto.

Que bom que acabou resolvendo, quando vai compilar o código na IDE do arduino e ocorre um erro, é a versão da biblioteca do esp, deixei um aviso no tutorial, pois acabei passando pelo mesmo problema:
IMPORTANTE: Utilizar a bibliote do esp na versão 2.4.1

1 curtida

Leonardo, vc tem razão, fiz uma leitura rápida e já fui logo para os finalmente, não me atentei para esse fato! Se eu tivesse lido com atenção seu aviso, teria poupado 2 dias de trabalho e Stress!!!:rofl:

Prezados, boa tarde!

Pessoal, com segui implementar o medidor de nível da caixa dagua com a ajuda do @marciosvieira ! (obs.: sem ela acho que não conseguiria… muito erro de iniciante e afobação).

Porem, estamos observando um comportamento muito irregular nas medidas, que fica alternando entre 0 e 100 o tempo todo. Ou seja, é praticamente impossível utilizar.

Estamos utilizando o sensor aprova dagua. Gostaria de saber dos senhores se o projeto de vocês também apresentam esse comportamento.

Senhores,
PROBLEMA RESOLVIDO!
informo que após a troca da placa controladora do sensor a prova d`água JSN-SR04T, as medições ficaram estáveis, não ocorrendo mais as oscilações entre o valor correto e o valor negativo. A placa defeituosa está escrito nela JSN-SR04T 2.0.

2 curtidas

Boa tarde!

Estou com uma dúvida com relação ao utility meter, envio o consumo de água a cada 60 segundos, quando verifico nos sensores criados com base no utility meter, os valores não batem.
Comparei extraindo os states da entidade consumo_de_agua para o excel e fiz a soma.
Já pesquisei sobre o componente, mas não cheguei a lugar algum. Poderiam me dar um norte, alguem já se deparou com esse tipo de problema?

utility_meter:

  consumo_agua_hora:

    source: sensor.consumo_de_agua

    cycle: hourly

    tariffs:

      - normal

  consumo_agua_dia:

    source:  sensor.consumo_de_agua

    cycle: daily

    tariffs:

      - normal

  consumo_agua_semana:

    source: sensor.consumo_de_agua

    cycle: weekly

    tariffs:

      - normal

  consumo_agua_mes:

    source: sensor.consumo_de_agua

    cycle: monthly

    tariffs:

      - normal

  consumo_agua_ano:

    source: sensor.consumo_de_agua

    cycle: yearly

    tariffs:

      - normal 

Meu sensor:

- platform: mqtt

    name: 'Consumo de Água'

    icon: mdi:water

    state_topic: 'casa/agua'    

    value_template: '{{ float(value_json.consumo_agua) | round(2) }}'

    unit_of_measurement: 'L'

Uma dúvida que ficou, devido ter uma hélice interna para contagem do fluxo de água, este reduz a vazão na saída de torneiras? Pergunto porque em minha casa tenho pouca vazão de água e não posso perder mais

Boa tarde Fábio, eu segui este projeto e implementei tanto o sensor de vazão quanto o de volume. A ideia é colocar o sensor de vazão na entrada da caixa d’água onde você tem a vazão sendo controlada pela boia. Mas nada impede que ele seja colocado na saída, a perda deve ser bem pequena, creio eu imperceptível.

1 curtida

Agradeço sua resposta Marcios, pretendo comprar este sensor e implementar, tantas coisas que quero fazer, mas o tempo…

Bom dia a todos,
Gostaria de saber se alguém conseguiu implementar algo parecido utilizando o ESPHome.
Pretendo utilizar um NodeMCU (ESP8266) + Sensor de fluxo de água + Sensor Ultrassônico.

Boa noite
Sou Fernando
Iniciante e intusiasta por. Automação
Um dúvida
Seu eu usar o TASMOTA em um esp8266
com os mesmos sensores consigo executar este projeto também

2 curtidas

No HA, vá em configuração, usuários, crie um usuário e senha exemplo NOME: MQTTCLAUDIO, USUÁRIO: MQTTCLAUDIO, SENHA: “SENHA”, agora no código que sobe pro ESP8266 pelo arduino
#define MQTT_USERNAME “MQTTCLAUDIO”
#define MQTT_PASSWORD “SENHA”
const char *MQTT_SERVER = “IP DO SEU RASPBERRY QUE ESTÁ COM O HA”

Caros, utilizando a configuração do Leonardo consigo no monitor do arduino ter as leituras do sensor de vazão, porém qndo sigo o arquivo .INO do remontti, fica voltando somente valores zerados, alguém com o arquivo INO do remontti funcionando poderia disponibilizar novamente?

Oi Leonardo e pessoal…

Fiz a instalação do sensor de fluxo no meu HA e está bem bacana.
Gostaria de saber como faço pra que apareça somente duas casas decimais do numero inteiro e não essa “dízima” abaixo:

image