Como integrar uma Central de Alarme com Home Assistant + GH + Alexa

Oi Marcio, estava pensando aqui … eu tenho um sensor destes de alarme com fio, sobrando aqui em casa e não está ligado… Será que se eu alimentar ele com 12v, o sinal eu consigo ligar direto na porta analógica do NodeMCU?

Bom dia Nilson, sua Central têm todos requisitos para se aplicar este projeto e integrá-la ao HA. Vale lembrar que o meu projeto foi idealizado para 6 entradas físicas podendo tratar até 12 zonas e sua central tem 9 entradas físicas que pode tratar até 18 zonas. Aí é só uma questão de utilizar mais 3 entradas analógicas do ESP32. O meu projeto não contempla leitura de zonas ligadas nos teclados, em função das distâncias do teclado até a placa de interface.

1 curtida

Bom dia Leo, a máxima tensão que as entradas do NodeMCU suporta é 3.3V, se você tiver que alimentar o sensor com 12V, será necessário baixar essa tensão para 3V, pode-se fazer um divisor resistivo, por exemplo.

1 curtida

Bom Dia Marcio, obrigado pela resposta, vou tentar :slight_smile:

Ótimo projeto
Trabalho com sistemas de alarme e estava buscando algo assim para integrar
Parabéns

1 curtida

@marciosvieira, será que poderia disponibilizar o código usado no ESPHOME e se possível o esquema elétrico? Pode ser por email
Vou tentar adaptar à minha central

@marciosvieira pelo que entendi seu projeto é mais completo e atualizado que do @Leonardo ? Sonoff Bridge (Tasmota) lendo sensor sem fio Intelbras (RF 433 Hz)

olá @mfpatta, são situações completamente diferentes. No meu caso, eu já tenho uma Central de alarme instalada na minha residência há 16 anos, onde todas as zonas (sensores) são cabeadas e chegam diretamente nas entradas da Central. Então desenvolvi este projeto para integrar minha Central ao HA e assim, ter acesso ao status de cada zona e da própria Central, além de poder controlá-la por notebook, celular e por comando de voz. O meu projeto permite integrar as Centrais de alarme do mercado (Paradox, Santek, Posonic, Intelbras, JFL e etc.). Já o tutorial do Leo, ensina como alterar a configuração do hub Sonoff Bridge para que ele reconheça o sensor de RF (433MHz) da Intelbras, ou seja, são sensores de janela/porta sem fio. Esse é o primeiro passo para se controlar/monitorar um sensor, fazer com que ele seja reconhecido quando ele muda de status (aberto/fechado ou ligado/desligado). A partir daí vc precisa desenvolver um programa para ele se comportar como uma Central de Alarme.

1 curtida

Conseguiu fazer o esquema?

@viannale Eu ainda não montei, mais testei num protótipo e conseguiu fazer a leitura certinho…Mas ainda vou montar.

Tutorial fera!!! Bem detalhado!!!

Só uma dúvida, eu queria fazer algo similar mas que eu conseguisse não apenas armar/desarmar a central pelo HA. Eu gostaria de poder armar/desarmar zonas independentes pelo HA.

Por exemplo: de noite na hora de dormir eu armo a central porém só na zona externa. A zona interna eu deixo desarmado para ela não acionar qnd eu levantar de noite pra beber água.
Mas quando eu for sair de casa eu quero que seja armada tanto zona interna quanto zona externa.

Alguém conhece alguma central que tenha “entradas físicas” que permite fazer isso?

A minha central tb tem essa funcionalidade de particionar as zonas em 2 grupos (HOME e AWAY), onde no modo HOME (com gente em casa) só monitora portas e janelas e no modo AWAY (ninguém em casa), além de monitorar as zonas de portas e janelas, monitora também meus sensores de presença (PIR). Não consigo definir o modo de armar a central (HOME ou AWAY) pelo HA. Para contornar esse situação, programei a central para que toda vez que a central for armada pela entrada PGM, ela será no modo HOME. Também não consigo inibir uma zona pelo HA, somente pelo teclado da central. Mas para quem não tinha nenhuma informação da Central online, já considero um grande avanço!

Legal. Vou dar uma olhada se consigo fazer algo similar na minha central pra quando ela for armada pelo PGM.

Uma alternativa que pensei é: eu sempre deixo a central programada para ativar todas as zonas, mas coloco um relé controlado por um GPIO do NodeMCU para fazer um “jumper/curto” entre a zona que quero deixar desativada e GND. Pelo que eu entendi da minha central quando ela está armada os sensores fazer essa ligação do GND com a entrada de sinal da Z1, por exemplo. Aí quando um sensor é ativado, ele corta essa comunicação Z1<->GND e aí dispara o alarme.

Desse jeito que eu pensei a central vai sempre armar as duas zonas (Z1 e Z2), mas com um relê controlado pelo HA eu forço a ligação Z1<->GND independente dos sensores da Zona1 ativar ou não. Isto é, mesmo que eles sejam ativados, Z1 e GND ainda estão ligados pelo relê, logo o alarme não dispara.
Aí quando eu quiser armar essa zona, eu corto a comunicação Z1<->GND pelo relê e deixo a cargo dos sensores de novo. Se eles forem ativados o alarme dispara.

É uma alternativa interessante.

Olá Marcio… Parabéns pelo projeto… Por acaso vc enxerga essa solução também para a SmartCloud18 da JFL? Ou Já existe uma solução mais simples, uma vez que ela possui ethernet?
Hoje tenho um sonoff de contato seco apenas ligando e desligando ela, o qual já integrei com meu HA. O problema é que não consigo receber o status se ela está armada ou desarmada, muito menos ler os sensores.
Estou configurando o rf 433 com portish para tentar ler todos os sensores de minha casa afim de complementar o controle da central, mas o status de armado/desarmado ainda não tenho uma solução…

1 curtida

Olá Gustavo, ao ler o manual da sua Central de Alarme vi q ela não é compatível com a minha solução, pois ela usa um outro conceito para leitura das zonas que é a tecnologia de barramento (protocolo de comunicação RS485); e o manual se limita a dizer apenas sobre as condições necessárias para a rede funcionar. Quanto a rede Ethernet, ainda não vi nenhuma solução q fosse compatível com o HA. Acho q dificilmente vc conseguirá ler os status das zonas e da central (armada/desarmada).

Obrigado pela ajuda… Como comentei, já possuo um acionador via placa sonoff de contato seco. E sei que ela está armada e desarmada a partir do app da própria central…
Como alternativa, estou tentando pelo menos ler os sensores rf433 via rf bridge com tasmota e portisch afim de saber quais portas/janelas foram acionadas…
Qualquer novidade postarei por aqui…Abç

Obrigado por compartilhar. Estava precisando fazer a mesma coisa e não sabia por onde começar;

1 curtida

@marciosvieira parabéns pelo magnífico trabalho.
Este sem dúvidas é o projeto mais profissional que temos no fórum, parabéns!

Coincidentemente minha central de alarme é a mesma que a sua, Paradox 738+.
Poderia compartilhar o mesmo arquivo do circuito que você enviou para a JLCPCB?
Abs!

Olá, boa noite, sou novo aqui no fórum, tenho uma central de cerca elétrica da JFL com acesso a internet, pelo manual vi que tem saída manual para armar e desarmar por botão. Também existe saída p LED de status, apagado = desligado, piscando = armado somente alarme e acesso = tudo ligado. Já pensei em programar as 2 porta do ESP001 para informar o status do led a cada 5s e ter opção de armar e desarmar a central, os dados seriam enviados p mosquito, tenho 2 reles em teste q funcionam bem para ligar e desligar lâmpadas.

Só algo que já venho pensando faz tempo para ajudar integrar no hassio.

1 curtida