Como integrar AC da LG no Home Assistant pelo LG SmartthinQ!

Bom dia grupo,

Estou começando a pouco tempo com o home assistant, ja configurei meus sonoffs e estou me aprofundando aos poucos. Agora quero integrar meu ar condicionado e nao estou conseguindo. Ja instalei o smartthinq pelo HACS mas agora nao sei como encontrar o dispositvo. Queria saber se alguem aqui ja conseguiu? Achei pouca coisa sobre o assunto, mas em ingles e nao consegui entender…

Agraadeço desde já, um ótimo dia :blush:

Oq acontece, pelo oq eu vi esse componente da LG só tem suporte para as versões 1 dos ar condicionados, a versão 2 ainda não tem suporte, se o seu ar condicionado for novo não tem suporte ainda.

1 Like

Entendi, o meu acho que é do novo… Muito obrigada!

Mas, por curiosidade, onde vc viu o que ele suporta ou nao? e como sera que eu vejo qual a versao do meu?

1 Like

Eu vi isso o pessoal comentando no grupo do telegram outro dia, até recomendo usar pq é + fácil e rápido pra ajudar e tirar dúvidas!

2 Likes

Vou entrar lá, obrigada!!

os ar condicionados novos tão usando a API v2 do Thinq, que ainda não tá totalmente suportada no wideq, que é a lib que é usada na integracão do HA.

Eu puxei um branch do wideq e fiz funcionar com meu ar, quem quiser:

só instalar pelo HACS e seguir as instruções do repositorio

4 Likes

Olá Marcio! Obrigado pela contribuição.
Estou tentando configurar aqui no meu pi4 mas não estou conseguindo.
Já tentei de várias maneiras diferentes e todas acabam no neste erro:
Logger: homeassistant.setup
Source: custom_components/thinq_v2/init.py:79
First occurred: 11:07:24 (1 occurrences)
Last logged: 11:07:24

Error during setup of component thinq_v2
Traceback (most recent call last):
File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/setup.py”, line 241, in _async_setup_component
result = await task
File “/usr/local/lib/python3.8/concurrent/futures/thread.py”, line 57, in run
result = self.fn(*self.args, **self.kwargs)
File “/config/custom_components/thinq_v2/init.py”, line 79, in setup
client = wideq.Client.load(state)
File “/usr/local/lib/python3.8/site-packages/wideq/client.py”, line 184, in load
data[“user_number”],
KeyError: ‘user_number’
Será que você poderia dar mais uma ajuda neste caso?

@automarcio muito obrigada, vou tentar aqui.

@LucianoBerger ainda sou muito leiga no hass, nao consigo te ajudar, espero que alguem responda.

1 Like

instalei, mas nao sei o que fazer agora :joy:

Pessoal, consegui fazer funcionar no meu sistema!!
Usei o branch do @automarcio (Muito obrigado pela contribuição).
Pra mim só deu certo usando o método manual com esta sequencia de comandos:

$ cd ~/.homeassistant
$ mkdir custom_components
$ cd custom_components
$ git clone https://github.com/marciogranzotto/hass-smartthinq.git thinq_v2
$ git clone https://github.com/marciogranzotto/wideq.git
$ cd wideq
$ git checkout thinq2

Para fazer a autenticação eu utilizei o Portainer (detalhes da instalação em LG Smartthinq Air Conditioning - #31 by filipecalvo - Feature Requests - Home Assistant Community)
Para aparecer o contanier homeassistant entrei em settings e deletei todos os containers da opção “Hidden containers”
Depois disto executei, através do Portainer, o comando: python3 example.py -c BR -l pt-BR
Copiei e colei a linha para validar a autenticação e acrescentei as linhas em configuration.yaml e reiniciei o sistema.
Pronto, apareceu o meu ar condicionado no lovelace.

1 Like

Tinha algumas pessoas tendo problema mesmo fazendo todo o processo certo.
Parece que meu branch do wideq tava com a mesma versão (1.5.0) do original, dai as vezes conflitava e não instalava a versão do meu. Mudei pra 2.0.0 e atualizei o repositório, agora deve funcionar pra todos!

4 Likes

obrigado Marcio! Pergunta: o diretório do wideq tem que ficar na raiz do custom_components ou do
thinq_v2? O arquivo json pode ficar na pasta www ?

Agora meu AC apareceu depois de finalizado o script … porém no HA ainda estou recebendo erro … imagino que seja o local do arquivo json.

edit: coloquei o arquivo na raiz do config e deu certo … Marcio, vc é o cara!!! MUITO OBRIGADO!!!
image

image

1 Like

Oh gente, atualizei a integração pra não precisar fazer todo esse processo do wideq.
Agora é só adicionar pela interface do HA mesmo. Configurações > Integrações > + > LG SmartThinq v2 Appliances

Dai é só escolher país BR, linguagem Portugues, continuar, copiar o link que vai aparecer e abrir em uma nova aba, fazer o login da LG, copiar o link de redirecionamento e colar no HA.

Só que pra quem já tinha instalado a integracão antes, vai ter que tirar a entrada do configuration.yaml e re-fazer o processo pela UI

6 Likes

Boa tarde Marcio, fui nas integrações procurei por LG, mas aparece somente SmartThinq LGE Sensors

@automarcio tambem nao achei nas integrações, mas queria muito que funcionasse dessa forma pq nao entendi nada do que o pessoal mandou aí em cima rs. eu desenstalei tudo que eu tinha da lg aqui pra começar do zero. adicionei la pelo custom repository mas agora nao consigo continuar.

Marcio - com essa última mudança voltei a estaca zero. Reinstalei via HACS normalmente porém conforme vc mencionou, fui tentei adicionar a integração e ela não aparece listada.

@andrebbruno , @lais.albieri e @MrPontes . Procurem a integração “SmartThinq v2 Appliances”, não tem a palavra LG.
@automarcio Obrigado!!!

2 Likes

@LucianoBerger - desculpe eu deveria ter dado 2 prints …

Pra mim não aparece essa integração. Fiz a instalação via HACS do repositorio do @automarcio , dei boot e ela não aparece na minha lista.

Alguma sugestão?
Obrigado!

Depois que reiniciei o HA apareceu para minha a integração, mas o site para autenticar depois que seleciono o google / amazon ou facebook a tela não aparece nada. O meu AR já está no APP do celular pelo minha conta da google. Alguma ideia para eu autenticar?

@MrPontes - que estranho, vc tem mais alguma integração da LG além dessa do @automarcio? Pergunto pq eu já removi e reinstalei 3x essa versão nova e nada de aparecer a integração (veja print acima) - o seu apareceu normalmente? Que bizarro …

Sobre a questão da conta Google - no repositório oficial da integração fala que vc precisa criar uma conta por email e não por rede social. Eu fiz isso e lá atrás funcionou normalmente pra mim. Vc precisaria excluir a conta e criar uma nova.

Abs