Como configurar o Life 360

Life 360 – Home Assistant

Essa integração serve para uma alternativa ao aplicativo do Home Assistant para compartilhar a localização e com isso poder utilizar sensores de presença através do smartphone.

Essa integração necessita da internet para utiliza-la.

nuvem

O Life360 oferece mais atributos do que o Google Maps Location Sharing, como por exemplo:

  • speed (velocidade da pessoa)
  • moving (se está se movimentando)
  • driving (se está dirigindo)
  • wifi_on (se está conectado em algum wifi)

Então como configurar esse componente?

Você precisará criar uma conta no Life360, e para isso será necessário um e-mail e número de celular.

Instale o APP em todos os celulares (smartphones) que você deseja rastrear. Para isso acesse o site abaixo e acesse a loja do seu sistema operacional para smartphone (Android ou iOS)

Acesse o APP e crie uma conta com e-mail/celular e senha.

Você também pode criar uma conta direto no site Life360.

Iniciando a configuração no HA

Agora que você já baixou o APP, vamos iniciar a configuração no HA.

Vá em Configurações, depois em Dispositivos & Serviços.

Vá no canto direito embaixo e clique em “+ Adicionar Integração” e ache Life360.

Preencha com seu e-mail e senha. Clique em Enviar.

3

Pronto!

4

Existe ainda diversas configurações para essa plataforma. Para mais detalhes de configuração orientamos que visualize a página do componente:

Após realizada as configurações, você pode reiniciar seu HA e verificar known_devices.yaml as novas informações inseridas.

Você também pode verificar na página de estados os novos devices adicionados.

Life360 Places (Locais / Zonas)

No próprio aplicativo Life360 existe a opção de adicionar “Locais”. Com isso você pode utilizar o atributo “place” para mostrar a localização no seu HA, sem ter que configurar as zonas, simplificando o processo.

Abaixo segue um exemplo:

sensor:
  - platform: template
    sensors:
      status_localizacao_henrique:
        friendly_name: "Localização Henrique"
        value_template: >-
           {% if is_state('device_tracker.life360_jose_henrique_costa', 'driving') %}
             Dirigindo
           {% elif is_state('device_tracker.life360_jose_henrique_costa', 'moving') %}
             Andando
           {% elif states.device_tracker.life360_jose_henrique_costa.attributes.place == none %}
             Ausente
           {% else %}
             {{ state_attr('device_tracker.life360_jose_henrique_costa', 'place') }}
           {% endif %}
        entity_id: device_tracker.life360_jose_henrique_costa

Nesse exemplo você terá o sensor sensor.status_localizacao_henrique para identificar a sua localização.

Bateria

sensor:
  - platform: template
    sensors:
      henrique_bateria:
        friendly_name: NivelBateria
        value_template: "{{ state_attr('device_tracker.seuusuario', 'battery_level') }}"
        unit_of_measurement: '%'
        device_class: battery

Nesse exemplo você terá o sensor sensor.nivelbateria como indicado do status da sua bateria.

Uma dica pra todos é ir no seu smartphone e desligar a otimização de bateria para o Life360, com isso o aplicativo atualiza com maior frequência a sua posição!

Dica de utilização usando o Node-RED:

5 curtidas

@douglas os teus videos e postages deram-me muita ajuda não sabes como até aparece que o HA é tão fácil muito obrigado pela ajuda que tens feito para comunidade. Estou a seguir esta postagem já conseguir integrar o life360 o device ja aparece com as informações da localização , bateria mais quando copio os sensores o de bateria não marca o nível e de localização também não marca o que será ? vi que no outro video que a bateria da tua esposa também não estava a pegar mais disseste que ja sabias como fazer por isso preciso da tua ajuda ja a muito tempo atrás de uma solução desta e a tua me parece que estou mais próximo :blush:

Olá André, que bom que pude ajudar. No vídeo que vc assistiu deve ser mais antigo, mas não tenho nenhum problema hoje com a bateria utilizando o life360.

Só para eu confirmar, vc já tem as informações conforme a imagem abaixo, certo?

  1. Outra coisa, ao checar as configurações, o código está tudo validado também?
  2. Quando você procurar na página de estado por bateria no “Filter entities” aparece alguma coisa?

Talvez tenha que postar seu código (parte da configuração da bateria) para poder entender melhor se for caso.

@douglas quando checo esta tudo bem.
2. quando procuro a bateria o sensor vem sem o nível de bateria

@douglas

41

os dois sensor vem sem informação

ok, mas nessa página de estado, quando você procura por life360, o que aparece? Consegue me enviar um print por favor.

Esse é o problema Andre, seu sensor life 360 é device.tracker.life360_mambu, e nos códigos de localização e bateria você colocou device.tracker.life360_andre_mambu, só corrigir e reiniciar seu HA e já deve funcionar.

@douglas por acaso vi agora quando pediste para enviar estou a fazer isso agora ja digo algo.

@douglas muito obrigado mais uma vez deu certo ja estou a pegar as duas informações :pray:
mais a localização da ausente.

1 curtida

@douglas tudo ótimo o meu parou de funcionar do nada será que o teu também ?

@douglas ja encontrei o erro obrigado.

@douglas oi tudo bom ? Olha notei que a minha localização no sensor da ausente mais no device diz que estou em casa que é o certo mais acredito que ha qualquer coisa nesse código da uma olha e uma explicada faz favor . Obrigado pelas dicas

Oi Douglas, tudo bem? devo esta errando em algo, pois quando coloco este code pra criar os sensores os mesmos nao estao aparecendo. Vc add eles no configuration.yaml?

André, provavelmente você não criou as zonas de localização no APP.

Solução número 1

Você precisa adicionar as localizações no seu APP

Adicionando as localizações (trabalho, escola, parentes, e demais localizações), já deve aparecer corretamente no HA.

Solução número 2

Agora, se você quiser usar as localizações do HA, vc precisa configurar as zonas no HA.
Primeiro coloque o sensor de localização dessa forma

    - platform: template
      sensors:
        status_localizacao_mabu:
          friendly_name: 'Localização Mambu'      
          value_template: >-
            {% if is_state('device.tracker.life360_mambu', "home") %}
              Casa
            {% else %}
              Ausente
            {% endif %}

E depois dentro do configuration.yaml, você de criar a Zona no Home Assistant

zone:
  - name: School
    latitude: 32.8773367
    longitude: -117.2494053
    radius: 250
    icon: mdi:school

  - name: Work
    latitude: 32.8753367
    longitude: -117.2474053

  # Isso substituirá a zona inicial padrão
  - name: Home
    latitude: 32.8793367
    longitude: -117.2474053
    radius: 100
    icon: mdi:account-multiple

Pegue a latitude e longitude, e criei as principais zonas na sua cidade/região para o HA identificar a localização quando você estiver dentro dessa zona.

Olá Juana. O Life360 funcionou? Parece o device_tracker? Se sim, ok.

Quanto aos sensores, você coloca abaixo do sensor: que fica dentro do arquivo configuration.yaml
Se continuar com problema, compartilhe como você configurou para entender melhor o problema.


Depois dessa atualização ficou assim! Aconteceu com alguém ?

1 curtida

amigo do face postou isso como solução depois q atualizou o hass, segue
Transition from custom to standard integration
For those that have been using this custom component/integration, when upgrading to HA 0.95.0b0 or later, you need to make some changes to avoid errors and keep your trackers working. This is a summary of the steps you should take.

Basic steps
Delete /custom_components/life360.
Modify the life360 related configuration. (See below.)
Update HA as usual.
NOTE: life360 is still a “legacy” device tracker, so it still uses known_devices.yaml. Do not modify, and do not delete known_devices.yaml.

NOTE: After you complete these steps you should see Life360 configured on the Integrations page. If you click on it it will say, “This integration has no devices.” That is normal.

Modifying your configuration
A) Life360 Account(s)
This part of your configuration:

device_tracker:
- platform: life360
username: LIFE360_USERNAME
password: LIFE360_PASSWORD
# Other life360 configuration variables...
should be changed to this:

life360:
accounts:
username: LIFE360_USERNAME
password: LIFE360_PASSWORD
# Other life360 configuration variables...

Olá @douglas, tudo bem ?
Eu fiz a instalação limpa do Hass.io e na sequencia já fui seguir seu tutorial.
Mas não localizo o known_devices.yaml e em novos devices também não localizo o device.
Sera que está faltando alguma dependência que não me atentei ?

1 curtida