Bem-vindo ao Catálogo de tutoriais para o novato em Home Assistant!
Uma dica pro pessoal que está começando no Home Assistant, agora estão usando o Home Assistant então devem procurar dispositivos que integram nele, esqueçam a Alexa e o Google Home para integrar os dispositivos e criar as automações, a função do Home Assistant é essa!
É no Home Assistant que vão fazer as automações, não na Alexa ou no aplicativo da plataforma nativa dos dispositivos, então os dispositivos tem que funcionar por ele, se integram ao Home Assistant vão integrar nas assistentes por ele (vejam os tutoriais abaixo) e nele vocês terão acesso total a Alexa e a Google Assistant. Então poderão criar no Home Assistant automações inimagináveis usando a Alexa ou a Google Assistant só sendo possível pelo Home Assistant.
Aproveitem os tutoriais!
Instalação do Home Assistant:
Tutoriais essenciais:
Como ter acesso externo ao Home Assistant:
(necessário para ter os dispositivos do Home Assistant nas assistentes de voz e utilizar o aplicativo do Home Assistant para smartphones)
Leia a documentação do Home Assistant no site oficial.
Resumindo
Acesso o site https://www.duckdns.org/ e crie um endereço para seu HA.
Exemplo: minhacasa.duckdns.org e pegue o token que irá mostrar na tela.
Instale o add-on Duck DNS no Supervisor;
[duck]
Configure o add-on com o token e seu domínio do duck dns, além de aceitar os termos conforme a imagem abaixo;
[image]
Configure seu home assistant dentro do arquivo configuration.yaml com a seguintes configurações.
http:
base_u…
Ter dispositivos do Home Assistant nas assistentes de voz:
Os tutoriais abaixo ensinam como ter seus dispositivos que estão no Home Assistant nas assistentes de voz, caso já os tenha por integrações das próprias plataformas (skills para a Alexa ou serviços compatíveis para o Google Home) com as assistentes não é necessário ou obrigatório seu uso.
Google Assistant:
(necessário ter acesso externo ao Home Assistant)
Com esse tutorial os dispositivos integrados ao Home Assistant vão estar disponíveis no Google Home para usa-los por comando de voz.
Esse tutorial permite a integração dos dispositivos do Home Assistant com a google_assistant
e permite controlar os dispositivos através do Google Assistant (no seu celular ou tablet) ou de um dispositivo Google Home.
Atualmente há duas maneiras de ter seus dispositivos do HA no google assistant.
1) Configuração automática via Home Assistant Cloud
Com o Home Assistant Cloud, você pode conectar sua instância do Home Assistant com apenas alguns cliques ao Google Assistant. Além disso, com o Hom…
Alexa:
(necessário ter acesso externo ao Home Assistant pela porta 443 e certificado SSL)
Com esse tutorial os dispositivos integrados ao Home Assistant vão estar disponíveis na Alexa para usa-los por comando de voz.
Muitas pessoas tem dificuldade em seguir o manual do Home Assistant, por mais que esteja bem documentado, mas confesso que fazer os dispositivos do Home Assistant aparecerem na Alexa não é das opções mais tranquilas, por isso resolvi criar um tutorial que pudesse ajudar quem ainda tem dificuldades.
Atualmente há duas maneiras de ter seus dispositivos na Alexa:
1) Configuração automática via Home Assistant Cloud
Com o Home Assistant Cloud, você pode conectar sua instância do Home Assistant com…
Integração da Alexa no Home Assistant:
Alexa Media Player - Integração da Alexa no Home Assistant:
(é necessário o HACS instalado)
Com esse tutorial os seus dispositivos Echo vão estar disponíveis no seu Home Assistant, podendo usar o TTS (text to speech) da Alexa, você escreve um texto e a Alexa fala.
Não é necessário ter os dispositivos do Home Assistant na Alexa.
O Alexa Media Player é um componente instalado pelo HACS que permitir o controle de dispositivos Amazon Alexa no Home Assistant usando uma API Alexa não oficial. Ele imita o aplicativo Alexa podendo ser utilizado para inúmeras funções.
[flex]
Para esse tutorial é necessário ter o HACS instalado! Instala ele e depois volta aqui!
Antes de tudo vá até sua conta da Amazon no site amazon.com.br e ative a Verificação de duas etapas, fica na parte Acesso e segurança, sem essa opção ativada não ser…
Componentes Personalizados:
HACS (Home Asssitant Community Store):
O HACS é a loja da comunidade, por ele você consegue instalar componentes elaborados pela comunidade que podem ser integrações com plataformas, temas ou cartões para sua tela de “Visão geral” do Home Assistant.
O que é HACS?
É uma abreviação de “Home Assistant Community Store”.
Você certamente já precisou, ou já visualizou em vídeos, projetos uma interface com componentes customizados. Como um botão, gráficos diferentes, com linhas mais atraentes, ou com barras, etc. Para poder personalizar as views (telas) do seu HA como os exemplos citados, é necessário a instalação de componentes customizados.
Antes da existência do HACS , todo componente era instalado manualmente. Agora com o HACS, o usuário util…
Backups Automáticos no Google Drive:
(é necessário o HACS instalado)
Deu problema com seu Home Assistant e acabou perdendo tudo porque não tinha backups? Seus problemas acabaram! Tenha backups automáticos no seu Google Drive!
Tenha o HACS instalado para seguir com esse tutorial:
Vamos lá!
Primeiro temos que adicionar o repositório do Google Drive pro Home Assistant! Clique em Supervisor, após em Add-on Store, no menu no canto direito a cima e depois em Repositories.
[Sem título]
Adicione o endereço do repositório: https://github.com/sabeechen/hassio-googl…
Instalação de integração com as plataformas:
Tuya:
Integração com a Tuya! Tuya Smart e Smart Life! Saiba o que fazer! (Positivo, Ekaza, AGL, Nova Digital, Multilaser, Intelbras, i2Go, Kabum, Zemismart, Moes, Blitzwolf...) Configurações
Várias empresas tanto nacionais quanto estrangeiras usam a plataforma Tuya e todos os dispositivos delas podem ser integrados nos aplicativos Tuya Smart ou Smart Life.
A plataforma Tuya no Home Assistant é uma situação complicada, já começo avisando que nem todos os dispositivos são reconhecidos pela integração!
Segundo a documentação oficial no site do Home Assistant só os seguintes dispositivos são reconhecidos pela integração:
Climate - Air condicionado e aquecedor
Cover - Cortinas
Fan…
Ewelink (Sonoff):
(é necessário o HACS instalado)
Vou ajudar a adicionar os dispositivos Ewelink (Sonoff) ao Home Assistant e ainda usar localmente sem precisar de solda ou instalar firmware customizadas!
Com o SonoffLan você adiciona seus dispositivos que estão no aplicativo Ewelink e pode usar localmente (sem depender da internet)!
Se você é novo no Home Assistant e está querendo fazer a integração do Ewelink (Sonoff) primeiro deve instalar o HACS e depois volta aqui!
Então vou mostrar como instalar a integração.
Com o HACS instalado, v…
Broadlink:
Vou demonstrar como realizar a integração com dispositivos Broadlink, abaixo vou ajudar a adicionar os dispositivos ao Home Assistant.
Broadlink:
Vá em Configurações, depois em Integrações.
[0]
No canto direito abaixo clique em “+ Adicionar Integração” para adicionar uma nova integração, nas opções ache Broadlink!
[1]
Coloque o IP do seu controle remoto! Para descobrir olhe no seu roteador!
[Sem título2]
Caso use o app Broadlink para dispositivos da geração 4. Tem que desbloquear o …
Xiaomi:
Antes de adicionar as integrações com os dispositivos Xiaomi ao Home Assistant precisamos dos tokens, para o gateway Aqara ou Mijia com os sensores ou um Roborock!
Nada de instalar versões antigas ou hackeadas do Mi Home, com esse programa para windows conseguimos na hora o token!
A documentação do site oficial do Home Assistant orienta essa forma de retirar os token dos dispositivos Xiaomi.
[3]
Entre no github dos desenvolvedores e baixe!
[4]
Com ele baixado, abra, coloque seu e-mail…
Life360:
O Life360 é um aplicativo de GPS para o seu smartphone, com ele integrado ao Home Assistant podemos criar automações.
Life 360 – Home Assistant
Como no artigo do componente OwnTracks , esse artigo serve para uma alternativa para compartilhar a localização e com isso poder utilizar sensores de presença através do smartphone.
O Life360 oferece mais atributos do que o Google Maps Location Sharing, como por exemplo:
speed (velocidade da pessoa)
moving (se está se movimentando)
driving (se está dirigindo)
wifi_on (se está conectado em algum wifi)
Então como configurar esse componente?
Você precisará criar uma c…
Telegram:
Para utilizar o telegram no Home Assistant você não precisa instalar nenhum componente ou add-on.
Porém você precisará seguir os passos abaixo.
Primeiro você precisa abrir o seu telegram na plataforma que achar melhor (android, web, iphone…)
Com o telegram aberto, procurem o bot chamado BotFather como na imagem abaixo:
[imagem]
Criando um bot
Feito isso, será necessário criar um novo bot para você. Então clique na opção /newbot .
1) Irá vir uma pergunta questionando qual o nome do seu…
Instalação de Add-on:
Node-RED:
(recomendo para criar suas automações)
O Node-RED é uma ferramenta visual voltada para Internet das coisas, é uma ferramenta baseada em fluxograma, o jeito mais simples de criar automações no Home Assistant.
[node-red-logo]
Esse tutorial tem o objetivo de ajudar quem tem interesse em instalar o Add-on Node Red através do Supervisor.
O Node Red é uma ferramenta visual voltada para IoT (Internet das coisas) e Webservice, é uma ferramenta de desenvolvimento baseada em fluxograma para programação visual desenvolvida originalmente pela IBM para unir dispositivos de hardware, APIs e serviços on-line como parte da Internet das Coisas.
[1]
Ele funciona independente do Home Assistant, porém Franck Nijho…
MQTT:
Venho através deste tutorial auxiliar pessoas que colocam tasmota nos seus dispositivos, mas não tem ideia de como começar a configurar no HA.
Se você quer saber um pouco mais sobre MQTT, como configurar, sugiro também visualizar os vídeos abaixo, que são todos em português (Brasil).
https://youtu.be/MFnE7OZZgxk (Márcio)
https://youtu.be/TVU098mZChs (Ariel)
https://youtu.be/f5LX4pzTP9c (Ramon)
MQTT - Resumindo
O protocolo MQTT é a sigla para Message Queuing Telemetry Transport, ou seja, é…
Traccar GPS Tracker:
O Traccar usa GPS para rastreamento e suporta mais de 1500 tipos diferentes de dispositivos. Uma opção é rastrear o aplicativo Traccar Client em um smartphone via webhook. A outra opção é conectar-se a uma instalação existente do Traccar Server , que também está disponível como complemento Hass.io .
Ou seja, o traccar pode ser utilizado de várias maneiras, eu mesmo baixei o APP Traccar Client para android , configurei no meu celular os dados para conectar com o HA e funcionou perfeitamente. Essa é…
Instalação de Firmware Customizado:
ESPHome:
Hoje vamos falar um pouco sobre ESPHome . O ESPHome é um sistema para controlar o seu ESP8266 / ESP32 por arquivos de configuração simples, mas poderosos, e controlá-los remotamente através de sistemas de automação residencial.
Aqui vamos falar mais especificamente para uma solução perfeita criando firmwares personalizados para as suas placas ESP8266 / ESP32, e mostraremos como realizar uma configuração básica usando o complemento (add-on) na aba Supervisor.
O ESPHome é uma ferramenta que lê …
Tasmota:
Você adquiriu um produto com a tecnologia Tuya e agora quer trocar o firmware, colocar um tasmota por exemplo?
Este tutorial vai ensinar como realizar esse processo sem ter que soldar fios.
Tuya é uma empresa chinesa que oferece uma solução residencial inteligente pronta para uso comercial para qualquer pessoa com mais de 11.000 dispositivos ‘fabricados’ por mais de 10.000 fornecedores que usam os serviços de firmware e nuvem de Tuyas.
Então podemos ter vários dispositivos de marcas diferente…
Venho através deste tutorial auxiliar pessoas que colocam tasmota nos seus dispositivos, mas não tem ideia de como começar a configurar no HA.
Se você quer saber um pouco mais sobre MQTT, como configurar, sugiro também visualizar os vídeos abaixo, que são todos em português (Brasil).
https://youtu.be/MFnE7OZZgxk (Márcio)
https://youtu.be/TVU098mZChs (Ariel)
https://youtu.be/f5LX4pzTP9c (Ramon)
MQTT - Resumindo
O protocolo MQTT é a sigla para Message Queuing Telemetry Transport, ou seja, é…
Você comprou um produto com tecnologia Tuya e quer trocar o firmware tem um tutorial do @douglas muito bom que ensina como trocar a firmware sem a necessidade de abrir o produto, que recomendo antes de prosseguir tente fazer a troca usando esse tópico Tuya Convert - Flash .
Agora se por algum motivo não deu certo de utilizar o tuya convert não desista tem uma solução, vamos literalmente colocar a mão na massa e fazer acontecer.
Antes de começarmos a colocar a mã…
ATENÇÃO: Para a versão 3.5 o método não está funcionando. Até novas orientações, caso tenha essa versão no seu sonoff não prossiga com a atualização com este método.*
Para a versão 3.5 veja o vídeo abaixo que explica de forma simples e rápida.
Flash
Venho desta vez compartilhar minha experiência em aplicar o tasmota no Sonoff Mini.
O Sonoff Mini chegou recentemente e muitas pessoas gostaram do produto por alguns motivos, o principal é que ele é “Mini”, cabe dentro da caixa …