Catálogo de Dispositivos Compatíveis com o Home Assistant! (+ dicas de dispositivos)

Catálogo de Dispositivos Compatíveis com o Home Assistant!

Aqui estou montando um catálogo de informações para quem está com dúvidas se algum dispositivo é compatível com o Home Assistant. Foram listadas as plataformas mais usadas aqui no Brasil.

Uma dica pro pessoal que está começando no Home Assistant, agora estão usando o Home Assistant então devem procurar dispositivos que integram nele, esqueçam a Alexa e o Google Home para integrar os dispositivos e criar as automações, a função do Home Assistant é essa!

É no Home Assistant que vão fazer as automações, não na Alexa ou no aplicativo da plataforma nativa dos dispositivos, então os dispositivos tem que funcionar por ele, se integram ao Home Assistant vão integrar nas assistentes por ele.

O Home Assistant está em constante mudança e novos dispositivos podem ser lançados e serem compatíveis então agradeço a todos que puderem compartilhar informações de dispositivos que não estiverem aqui.

Conhecendo as formas de integrar dispositivos ao Home Assistant:

Dispositivos wi-fi:

wf

Câmeras:

Tuya:

A Tuya com o Home Assistant é um problema, por ser uma plataforma fechada e bem poucos dispositivos wi-fi são compatíveis, ainda dos que são alguns podem apresentar lentidão no retorno de status e não mostrar diversas informações, como gasto energético em tomadas.

Por isso hoje não é recomendada a compra de dispositivos Tuya Wi-Fi para uso com o Home Assistant pelos problemas citados e pelo pouco suporte.

Existem bem poucos dispositivos Tuya wi-fi que são compatíveis usando as integrações disponíveis, hoje temos duas integrações: Tuya nativa e LocalTuya. Cada integração tem seus dispositivos compatíveis. No link a baixo segue a lista com a comparação entre as duas integrações e seus dispositivos compatíveis.

Dispositivos suportados pela Tuya nativa:

Ewelink:

Dispositivos Ewelink são integrados ao Home Assistant pelo componente SonoffLan, podem ser usados localmente ou pela nuvem (internet), segue a lista de compatíveis no github do SonoffLan.

Tenho uma placa PCI-E que não está na lista de dispositivos testados do SonoffLan mas aparece no Home Assistant, então em teoria outros devem aparecer também. Segue a lista de dispositivos

Xiaomi:

A integração com dispositivos wi-fi Xiaomi é limitada, alguns dispositivos são integrados pela Xiaomi_miio e nem todos são compatíveis. Os compatíveis podem ser usados localmente ou pela nuvem (internet).

Broadlink / Magic Home-Smart Home:

Hub IR da Broadlink tem suporte total e local. Lâmpadas Magic Home-Smart Home tem suporte usando a integração Broadlink por serem da mesma empresa, também funcionam localmente.

Magic Home / Flux Smart:

Lâmpadas e fitas LED das plataformas, funcionam localmente.

LG SmartThinQ:

Linha de eletrodomésticos smart da LG, segue a lista:

  • ‎Ar-condicionado‎s
  • ‎Purificadores de ar‎
  • ‎Lava-louças‎
  • ‎Secadora‎s
  • ‎Fogão
  • ‎Geladeiras
  • Mini-Closet - Styler
  • ‎Lava-roupas

Televisores da linha webOS também tem suporte.

Wiz:

Todas as lâmpadas da WiZ tem suporte e funcionam localmente (sem depender da internet).

Philips Hue:

Tasmota:

O Tasmota é um firmware customizado que é possível ser adicionado em dispositivos de diversas marcas e plataformas diferentes, com isso é possível ser adicionado ao Home Assistant localmente sem depender da plataforma nativa do dispositivo ou da internet. Hoje são + de 1850 dispositivos compatíveis. O Sonoff Zigbee Bridge tem suporte ao Tasmota podendo receber dispositivos zigbee de plataformas diferentes.

ESPHome:

O ESPHome é um firmware customizado que é possível ser adicionado em dispositivos com placas ESP8266/ESP32 de diversas marcas e plataformas diferentes, com isso é possível ser adicionado ao Home Assistant localmente sem depender da plataforma nativa do dispositivo. Funcionam localmente.

Medidores de energia:

Existem diversas formas de se medir a energia no Home Assistant, a mais usada são utilizando placas PZEM com uma placa ESP8266 utilizando algum firmware como ESPHome ou Tasmota, mas existem outras. Segue o link abaixo de um catálogo com tutoriais com diversas alternativas para medição de energia.

Robôs aspiradores:

Não encontrei uma lista oficial de robôs aspiradores com suporte ao Home Assistant porque alguns tem suporte por integração nativa e outros por componentes personalizados mas todos necessitam de suporte ao vacuum card para serem utilizados de forma completa. Então segue abaixo a lista dos robôs aspiradores que o vacuum card tem suporte.

  • Roborock S7, S6 (MaxV, Pure), S5 (Max), S50, S4 (Max), E25, E4
  • Mijia Robot Vacuum Cleaner 1C (STYTJ01ZHM)
  • Xiaomi Mi Robot (STYJ02YM), Mi Robot 1S, Mi Roborock V1 (SDJQR02RR), Mijia 1C, Mi Robot Vacuum-Mop P
  • Roomba 670, 675, 676, 960, 980, 981, i3, i7+, e5, S9, s9+, j7
  • Braava M6
  • Dyson 360 Eye
  • Neato D7, D6, D4
  • Shark IQ
  • Ecovacs Deebot 950, Deebot OZMO T8 AIVI, Deebot N79, Deebot N8, Deebot N8+, T9 AIVI
  • Eufy Robovac 30c, Robovac 15C Max
  • EcoVacs T9 AIVI
  • Dreame Z10 Pro, L10 Pro, D9, F9
  • 360 S7 Pro
  • KaBum! Smart 500 (Liectroux C30B), Smart 700 (Liectroux XR500)

Com a nova integração da Tuya (2021.11) o suporte a robôs aspiradores foi adicionado, mas não tenho a informação de quais modelos funcionam ou se todos.
Os robôs aspiradores da KaBuM! são muito usados e seus white label da marca Liectroux também, ambos tem ótimos preços e tem suporte.

  • KaBuM! Smart 500 / Liectroux C30B
  • KaBuM! Smart 700 / Liectroux XR500

Dispositivos zigbee:

Sobre os Hubs Zigbee:

Dispositivos zigbee precisam de um Hub para serem integrados ao Home Assistant, hoje temos 4 opções de hubs com suporte ao Home Assistant:

1- Hub Gateway Xiaomi / Aqara: não são todos os hubs compatíveis da versão 1 e 2, verificar a lista clicando aqui. Só é compatível com dispositivos Xiaomi / Aqara.
O Gateway versão 3 da Xiaomi é compatível com dispositivos de várias plataformas pois tem suporte ao zigbee2mqtt e ao zigbee home automation.

2- Hub Sonoff Zigbee Bridge: pode ser usado pela integração do SonoffLan ou utilizando Tasmota. Utilizando a integração pelo SonoffLan só é compatível com dispositivos Ewelink.
Utilizando o Tasmota é compatível com dispositivos de outras plataformas usando zigbee2mqtt ou zigbee home automation.

3- Hub usando Zigbee2mqtt: dongles usb são usados, o zigbee2mqtt é compatível com dispositivos de diversas plataformas (leia abaixo).

4- Hub usando Zigbee Home Automation (ZHA): dongles usb são usados, o zha é compatível com dispositivos de diversas plataformas (leia abaixo).

O Hub Zigbee das Amazon Echo NÃO tem suporte no Home Assistant, então dispositivos conectados as Amazon Echo por zigbee NÃO irão aparecer no Home Assistant.

Os hubs zigbee Tuya não tem total compatibilidade, os dispositivos pareados nele dependem da integração usada para aparecerem no Home Assistant.

Sobre os Dispositivos:

Tuya:

Dispositivos Tuya zigbee para ter total compatibilidade deverá usar hubs com tasmota ou dongles usb com zigbee2mqtt ou zigbee home automation (ZHA) pois hubs zigbee tuya não tem suporte total.

Pelo hub zigbee Tuya só aparecem no Home Assistant os dispositivos compatíveis da integração que estiver utilizando (tuya nativa ou local tuya) seguindo as mesmas listas dos dispositivos wi-fi e podem apresentar os mesmo problemas, como lentidão no retorno de status e o não aparecimento de diversas informações como gasto energético.

Por isso hoje não é recomendado o uso de hubs Tuya pela falta de suporte, se recomenda o uso de dongles usb.

Dispositivos suportados pela Tuya nativa:

Ewelink:

Dispositivos zigbee Ewelink são integrados ao Home Assistant pelo componente SonoffLan com o hub zigbee sonoff, segue a lista de compatíveis no github do SonoffLan.
Podem ser integrados também utilizando dongles usb com zigbee2mqtt ou zigbee home automation (ZHA).

Xiaomi:

A integração com dispositivos Xiaomi zigbee, é feita pelas duas integrações nativas: Xiaomi_miio para o gateway hub zigbee e Xiaomi_aqara para sensores e dispositivos zigbee.
Além das integrações nativas, dispositivos Xiaomi zigbee podem ser integrados utilizando zigbee2mqtt ou zigbee home automation (ZHA).

Gateway (hub zigbee) (nem todos os hubs Xiaomi tem suporte):

Sensores zigbee Xiaomi Mijia e Aqara:

Zigbee2mqtt:

z2mlogo

O zigbee2mqtt é um add-on do Home Assistant que utiliza dongles usb como hub, os mais utilizados são a placa CC2531, SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus e o dongle Conbee 2 como hubs zigbee para integrar dispositivos zigbee, tem suporte a diversas plataformas diferentes no Home Assistant. Hoje são + de 1796 dispositivos zigbee de 259 marcas diferentes incluindo Zemismart, Sonoff, Xiaomi, Aqara, Tuya, Blitzwolf, Ikea e outros…

CC2531:

Conbee 2:
baixados

SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus:

Lista de dongles usb compatíveis:

Sites com listas de dispositivos compatíveis com Zigbee2mqtt:

Vídeos:

Para atualizar o Sonoff Zigbee 3.0 Dongle é necessário o programa flash-programmer-2-1.8.2, clique aqui para o download.

Para colocar o Sonoff Zigbee 3.0 Dongle em modo roteador:

Zigbee Home Automation (ZHA):

Captura de tela 2021-09-24 000405

O ZHA (Zigbee Home Automation) é como o zigbee2mqtt, é um add-on para o Home Assistant que necessita de dongles usb como hub para fazer a conexão zigbee com Home Assistant. Tem suporte a mais de 570 dispositivos. O dongle Conbee 2 e o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus são os mais utilizados, o dongle HUSBZB-1 da Nortek também é uma boa pois tem z-wave em conjunto com o zigbee.

Conbee 2:
baixados

Nortek HUSBZB-1:

HUSBZB

SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus:

No site oficial do Home Assistant há uma lista com os dongles usb compatíveis:

Site com lista de dispositivos compatíveis com ZHA:

Video:

Dispositivos BLE:

Sobre os Hubs Bluetooth Low Energy - BLE:

Dispositivos BLE precisam de um Hub para serem integrados ao Home Assistant, hoje temos 2 opções de hubs com suporte ao Home Assistant e podemos utilizar o bluetooth de hardwares que tenham essa tecnologia.

1- Hub BLE Xiaomi: O Gateway versão 3 da Xiaomi é compatível.

2- Hub Bluetooth: Dongles usb são compatíveis e podem ser utilizados como hub.

3- Placa Bluetooth: Hardwares que tenham placas bluetooth como notebooks, raspberry pi ou mini pcs.

4- Esp com Bluetooth: É possível usar placas ESP com bluetooth e usar o esphome para integrar alguns dispositivos.

Sobre os Dispositivos:

Xiaomi:

Dispositivos BLE Xiaomi podem ser adicionados utilizando o Hub BLE Gateway 3 ou dongles usb.

Segue o link com a lista de dispositivos BLE da Xiaomi utilizando o Hub BLE Gateway 3:

É possível integrar dispositivos Xiaomi usando ESPHome em uma placa ESP com bluetooth:

Xiaomi, Viomi, Aqara e outros:

Segue o link com a lista de dispositivos BLE da Xiaomi e outros utilizando como Hub dongles usb ou o bluetooth do hardware do seu Home Assistant, como do notebook, Raspberry Pi ou Mini PC:

É utlizando o componente Passive BLE monitor integration que pode ser instalado via HACS, segue tutorial de como utilizar clicando aqui.

Para balanças da Xiaomi:

Dispositivos Wi-fi / Zigbee / BLE:

Fechaduras:

Fechaduras compatíveis com o Home Assistant! TTLOCK, August, Yale, Aqara e Tuya! Liectroux C30B

3 Likes

Gostaria de incluir os dispositivos WiLight.
Wilight é uma linha de dispositivos nacionais totalmente desenvolvidos no Brasil, que esta no mercado desde 2013 (www.wilight.com.br).
Atualmente estão sendo lançados os WiLight de segunda geração que são interruptores WiFi modulares compatíveis com a linha Sleek da Margirius (Linha Sleek | MarGirius).
Isso permite uma padronização da sua instalação elétrica. WiLight ocupa o espaço de um módulo como um interruptor convencional.
A integração com o Home Assistant é nativa por SSDP e os WiLights que estão na sua rede WiFi são descobertos automaticamente sem necessidade de nenhuma configuração especial, vide WiLight - Home Assistant.
Como pode ser visto na página da integração WiLight, atualmente existe suporte no Home Assistant para dispositivos Interruptores de Iluminação, de Ventiladores de Teto e de Cortinas.
A integração é Local, sem necessidade de servidores nas nuvens, portanto a resposta é rápida e não depende de conexão com a internet.

1 Like

Dica de lâmpada RGB 110v que usa o Ewelink:

Dica do colega Vinicius Carioca do grupo do Telegram!

Lâmpadas RGB Wi-fi da Wiz Light!

As lâmpadas RGB Wi-fi da Wiz Light tem integração pelo componente, pode ser instalado pelo HACS! São lâmpadas 127v!

Para integrar coloque no configuration.yaml

light:
  - platform: wiz_light
    name: <Name of the device>
    host: <IP of the bulb>
  - platform: wiz_light
    name: <Name of the device#2>
    host: <IP of the bulb#2>

Dica: Dispositivos da Athom! Os dispositivos da Athom já vem com Tasmota!
Por terem Tasmota já vem totalmente compatível com o Home Assistant, segue o link da loja:

https://pt.aliexpress.com/store/5790427?spm=a2g0o.detail.1000007.1.66797f6f8sK4fa

Pessoal, sugiro fazer uma alteração na seção sobre “Zigbee - Dispositivos Tuya” onde diz que todos dispositivos são compatíveis com Zigbee2Mqtt.

Recomendo direcionar os usuários para a lista de dispositivos suportados aqui:

Eu comprei um switch controlador de cortina Tuya da Zemismart e descobri que ele não funciona com o Home Assistant. Cada dispositivo Tuya (ou qualquer outro) tem que ser suportado especificamente para funcionar no Home Assistant. Não é automático.

Quem quiser comprar o Conbee 2:

Quem quiser comprar o Nortek HUSBZB-1:

Quem quiser comprar o CC2531:

Quem quiser comprar o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus:

Dica de mini pc pra usar o HA:

Beelink GK Mini

Sobre Beelink GK Mini:

Tenho a versão com o processador j4125, 8gb de ram ddr4, 128gb de SSD e bluetooth 4.0, tem me atendido super bem, muito rápido! Sobe o Home Assistant em segundos, uso no Debian 11. Ele é bem pequeno, um pouco maior que um Broadlink RM Pro. Zero barulho pois a ventoinha nem faz barulho. Por ter bluetooth consigo integrar dispositivos BLE.

Uma vantagem dele, é que na BIOS tem uma opção de ligar automaticamente quando a luz retorna em caso de falta de luz.

Na Bios vá em Boot, selecione Auto Power On e coloque em Power On.

Se a sua BIOS for diferente tente a seguinte sequencia: Em Chipset ache a opção State after G3 e altere a opção que estiver.

Sobre o processador j4125, é equiparado a um i3 de 7° geração.

Comparação do J4125 com o processador do Raspberry Pi 4 Model B.

Cartão que montei com dados dele, podemos ver os dados de uso de CPU, RAM e a temperatura. Uso no meu HA duas câmeras, node-red e os add-ons + comuns.

Sobre temperatura, nunca vi chegar a 60°

Dados de uso de CPU dele no Home Assistant:

Um dos add-ons que o pessoal mais reclama do uso de CPU no Home Assistant é o Node-RED, segue o uso de CPU do Node-RED.

Sobre consumo de energia, é super econômico.
O colega @Renato também tem o mesmo mini pc e usa uma tomada smart para o controle dos gastos.

Em um mês gastou 3.51 kw de energia em 31 dias de uso no valor de R$ 2,56.
Em outro mês gastou 2.81 kw de energia em 28 dias de uso no valor de R$ 2,07.

Sobre taxação, eles declaram como “converter” no valor de 15 dolares. Todos que conheço que compraram não foram taxados.

Alguns declaram como 10 dolares.

Ele tem UEFI, então é possível usar o HAOS caso queira usar o Home Assistant instalado dessa forma!

Uma dica pra quem instalar o Debian 11 nele é retirar o modo de hibernação e sleep, isso vem com o Debian 11 pois o mini pc entra em modo de hibernação e o Home Assistant fica parado. Para resolver é só ir no terminal e colocar o código abaixo.

sudo systemctl mask sleep.target suspend.target hibernate.target hybrid-sleep.target

Vídeo sobre ele:

Dica de câmera!

Câmera Dahua Imou Range Pro Z, ela é 1080p, tem suporte a 2.4 e 5ghz, tem entrada de rede rj45, tem Onvif/RTSP e suporte ao componente das câmeras Dahua que é instalado pelo HACS.

Hoje está por volta de 210 reais, comprei a minha por 159 reais no dia 11.11, recomendo ficarem de olho na Black Friday porque vai ter desconto e aplicando cupons fica + barato ainda!

Dica de sensor de temperatura e humidade! É um sensor BLE da Xiaomi!

Pro pessoal que pretende começar no Home Assistant e tem em mente comprar um Raspberry Pi!
Será que ainda vale a pena?

@LeandroIssa eu comprei essa câmera e não estou conseguindo fazer funcionar via ONVIF qual porta vc está utilizando para comunicar via ONVIF, via RTSP funciona bem!

1 Like

A minha não chegou ainda, ta complicado pros correios entregarem nessa época do ano! Tem coisas que comprei no 11.11 que não chegaram ainda…

Pq não usa a integração pelo componente da Dahua?

Eu usei o componente da DAHUA até consegui fazer a integração mas a imagem ao vivo não aparece a integração é feita com sucesso mas gera um modelo diferente de câmera ele reconhece sendo a câmera IPC-A26Z mas na vdd o modelo correto é Ranger Pro Z-D6F2 não sei se isso pode ser o problema.

O Onvif seria mais para gravação dentro do meu NVR. mas isso eu consegui fazer funcionar via RTSP não tenho os comandos do PTZ mas pelo menos está gravando.

Já olhou no programa de PC do Onvif ou no app de android Onvier?
Lá aparece qual a porta!

Opa vou testar, Vlw.

No tópico de câmeras tem explicando isso, da uma lida lá!

Um ponto de atenção para a escolha do hardware é a compatibilidade exigida para usar o sistema oficial do Home Assistant (HAOS), apesar de poder usar outro, esse ponto tem que ser levado em consideração.

Por exemplo, esse usuário não conseguiu instalar o HAOS no minipc que ele comprou por incompatibilidade da UEFI.

Sei que podem argumentar que é possível usar outro sistema como Debian ou até mesmo máquina virtual no Windows nesses modelos, mas a minha intenção é alertar que para os que querem usar o HAOS alguns modelos são incompatíveis. O importante é saber disso ao comprar para não se arrepender depois.

1 Like

Dica: Cubo da Aqara por 68 reais! Integra ao Home Assistant pela integração da Xiaomi, pelo Zigbee2mqtt e pelo ZHA.

https://shopee.com.br/Xiao-Mi-Mi-Jia-Aqara-Cubo-Mágico-Controlador-Zigbee-Versão-Contro-Lada-Por-Seis-Açãos-Para-Casa-Inteligente-Dispositivo-De-Trabalho-Com-Xiao-Mi-Mi-Mi-Jia-Aplicativo-Para-Casa-i.426839728.9345369625?sp_atk=aee51618-f434-403e-871b-32c1c876a288

Sobre Beelink GK Mini:

Ele tem UEFI, então é possível usar o HAOS!

No site oficial olhando no Manual aparece a imagem da Bios!

E nesse site também confirma.

1 Like