Câmera da China Sem Marca no HA - Relato de Caso (ONVIF)

Comprei uma câmera no aliexpress anos atrás. Não tinha marca ou nenhuma referência para ajudar. Vou descrever como achei o caminho da configuração.

Primeira coisa que baixei foi um port scaner. Esse aqui foi o que fez o serviço: Advanced Port Scanner – scanner de porta rápido e gratuito. Coloquei o IP da camera e coloquei para procurar as portas de 0-65535. Achou quatro portas disponíveis: 6554, 8080, 9527 e 9600

Baixei o programa iSpy https://www.ispyconnect.com/ e adicionei ip camera com o wizard, coloquei que não estava listado, coloquei o usuário e senha que configurei no aplicativo da câmera (no meu caso era o Bluecam) e coloquei as portas que descobri abertas. Ele não deixa colocar o IP direto da câmera.

Ele volta os IPs e quais portas ele achou aberta. Nesse caso ele não achou a 9600. Você seleciona um IP e porta e clica em Next. Recomendo tentar primeiro as portas 80 ou 8080. Em seguida ele vai sugerir possíveis URLs. Nesse caso descobri que se tratava de dispositivos ONVIF.

Baixei o aplicativo da ONVIF ONVIF Device Manager download | SourceForge.net , clique em add e mudei somente o IP da URL com a porta correta. Ex: 192.168.1.84:8080. Depois de conectado foi possível ver todas as informações da câmera.

Tentei utilizar a integração nativa do HA sobre ONVIF, mas ele voltava esse erro:

Nesse tópico uma pessoa descobriu que os comandos estavam com um tempo muito próximo um dos outros e colocou um delay. Onvif cams not working anymore · Issue #33065 · home-assistant/core · GitHub. Baixei o arquivo onvif.zip do tópico e coloquei em custom_components. Em configuration.yaml coloquei esse código:

ffmpeg:
camera:
  - platform: onvif
    host: 192.168.1.84
    port: 8080
    username: !secret camera_login
    password: !secret camera_pwd
    name: Câmera Sala

Ai deu certo. No entanto os controles de movimentação estavam ausêntes. Por isso escrevi um na mão.

(Ver próxima resposta)

Agora está funcionando. O ruim é que não tem como ver a câmera e mover ao mesmo tempo. Talvez se eu aumentar o intervalo de atualização do miniatura do lovelance talvez dê certo.

Está funcionando agora. As portas 9527 e 9600 devem ser backdoor para o governo Chinês entrar na câmera. Por precaução bloqueie o acesso da câmera para a internet.

5 curtidas

5 postagens foram mescladas em um tópico existente: Câmeras compatíveis com o Home Assistant! Tutorial Onvif! (+ RTSP)