Automatizando um ventilador de 3 velocidades

Eu “smartizei” meu ventilador de 3 velocidades da seguinte forma:

  1. primeiro eu desmontei a caixa de controle dele para entender como era feito a seleção de velocidades. Basicamente o Neutro passa direto e se liga no motor, enquanto a “fase” vai para a botoeira que seleciona um dos 3 fios correspondentes a cada velocidade. Atenção, apenas 1 fio de velocidade está ativo (ou nenhum deles para quando o ventilador está desligado). Tem um capacitor tb que ajuda na partida, mas praticamente não precisei mexer nele.

  1. fiz um pequeno esquema (ruim por sinal, mas espero que entendam) no papel.

  1. como eu queria usar algo já meio que “pronto”, optei por usar um sonoff 4 Pro. Aqui tem uma “pegadinha”, já que cada “canal” do sonoff tem 3 “contatos”, na esquerda fica o “normalmente” aberto, no centro vem o “fase” e na esquerda fica o “normalmente” fechado. Então a ligação a ser feita é a seguinte: passe a fase por todos os centros, e coloque cada fio de velocidade no “normalmente” aberto. Por fim, é necessário configurar o recursos de “interlocking” dele, que garante que a qualquer momento no máximo um canal está ligado (ou seja se o canal1 está ligado e vc ligar o canal2, o canal1 automaticamente vai desligar.

  2. como eu usei o firwmare tasmota, eu fiz uso de “regras” para conseguir selecionar cada velocidade usando um “evento” do tipo “speed1”. Segue abaixo as regras:

Topic: zfan
Full Topic: home/%topic%/%prefix%/

Rule1 on event#speed0 do Power1 Off endon on event#speed1 do Power1 On endon on event#speed2 do Power2 On endon on event#speed3 do Power3 On endon

Rule2 on Power1#State do status endon on Power2#State do status endon on Power3#State do status endon

A primeira regra responde a um evento para selecionar a velocidade e a segunda reporta qual a velocidade o ventilador está.

O resultado final do ventilador ficou assim (é… o acabamento tá longe de ser “perfeito”). Ah… sim os botões do lado do sonoff funcionam como os botões normais do ventilador e é possivel selecionar a velocidade direto nele tb:

Um abraço!

4 curtidas

Muito bom! Acabamento, no caso, é mero detalhe. Vou tentar fazer as regras no Esphome.

1 curtida

Caros,

Aqui tem mais informação sobre como smartizar o ventilador:

em particular, chamo atenção para essa figura:

3 curtidas

estou pensando em fazer com esse switch 3 CH.
dessa forma ainda deixaria os botões físicos do Ventilador em funcionamento.
image

Este equipamento apenas lê um botão físico para q vc possa acionar alguma automação.
Ele por sí só não faz acionamento elétrico.

Um de 3 canais não seria suficiente não?
Pergunto para saber, se poderia usar um somente de 3 canais, já que são 3 velocidades.