Automação Simples - Verificar Portas e Janelas Abertas

Fiz… essa config não tem muita complexidade… porém ele não enviou não, testei se o HA estava rodando no celu, deixei aberto e tudo… não aparece no celu

Veja as configurações de privacidade do seu celular. Se o APP do HA pode enviar notificações…

Em teoria tem, mas meu celu é um xiaomi, a miui sempre é um conflito de manter apps rodando em segundo plano…

se bem que este seria apenas notificação, então não deveria ser um problema… mas… , revisei e habilitei um monte de permissões, e desabilitei restrição, também “NADA”

Então pesquisa aqui no forum mesmo pra integrar no Telegram… é bem simples… ou na Alexa,
caso tenha…

esse eu achei que ia ser simples, mas nunca é… :disappointed_relieved:

eu fiz isso, mas ele não manda para os dois, só para o primeiro, se eu inverter a ordem, ele tb so manda para o primeiro, lá no tópico não esta muito claro também como envia para o grupo

    telegram_bot:
      - platform: polling
        api_key: asdfasdfasdfasdfasdfasdfasdfasdfasdfasdfasdf #aqui você coloca o token gerado no bot
        allowed_chat_ids:
          - aaaaaaa # fabiano
          - bbbbbbb # ana paula

    notify:
      - name: anapaula
        platform: telegram
        chat_id: aaaaaaaa
      - name: fabiano
        platform: telegram
        chat_id: bbbbbbbb

Mas pelo menos tá conseguindo mandar a msg pra um dos dois na automação??

sempre para o primeiro da lista vai

Enviar para um grupo, pegando o chatid do grupo, e sendo somente ele, assim eu consegui…

top top top
estou gostando desse negocio

agora ficaria melhor ainda, se a mensagem conseguisse dizer qual é a janela que ficou aberta

Cara,
Instala o NODE RED… com ele essas automações serão muito mais fáceis…

1 curtida

Concordo totalmente contigo, o Node-RED é bem simples de fazer as coisas. Geralmente o pessoal reluta em querer aprender algo novo e tenta com o que já conhece achando que vai ser + fácil mas com o Node-RED em minutos o cara aprende a usar e já sai fazendo tudo nele!

Garanto que assistindo 2 vídeos meus ensinando a usar o Node-RED o cara já sai fazendo tudo por ele!

2 curtidas

Exato, @LeandroIssa ! Comecei com seus vídeos e depois os demais tutoriais aqui do fórum! Aliás, TUDO que aprendi do HA (não sou nenhum expert, ainda!) foi com conteúdo aqui do fórum e do grupo do telegram! A comunidade realmente ensina, em tem paciência, basta querer aprender!

1 curtida

Caso se interesse pelo node red, fala aqui depois! tenho fluxo pronto que verifica as portas/janelas abertas e me notifica! mando pra você!

1 curtida

Top…

já brinquei com Node-RED, está no meu radar aqui começar a dar uma olhada nele.

Como a mensagem inicial dizia expressamente usar o próprio HA, então a proposta foi nessa linha.

service: notify.wesley
data:
  message: >-
    {% set entities_areas = {
      "binary_sensor.janela_do_quarto": "do quarto",
      "binary_sensor.janela_da_suite": "da suíte",
      "binary_sensor.janela_da_varanda": "da varanda"
    } %}
    {% set open_entities = expand(entities_areas.keys())
                  | selectattr('state', 'eq', 'on')
                  | map(attribute = 'entity_id')
                  | list %}
    {% set open_areas = entities_areas.items()
                  | selectattr('0', 'in', open_entities)
                  | map(attribute = '1')
                  | list %}
    {% if open_areas | length > 1 %}
      As janelas {{ open_areas[:-1] | join(', ') }} e {{ open_areas[-1] }} ficaram abertas
    {% else %}
      A janela {{ open_areas[0] }} ficou aberta
    {% endif %}

Se tiver mais de 1 janela aberta: As janelas do quarto e da varanda ficaram abertas
Se tiver apenas 1 janela aberta: A janela do quarto ficou aberta

Essa lógica parte do princípio de só mandar notificação se ao menos 1 janela estiver aberta.
Por isso, não tem texto quando todas as janelas estão fechadas.

Fico curioso em saber quantos nós eu precisaria usar pra fazer essa notificação acima sem usar o nó “function”.
Se alguém souber/puder fazer a “tradução” desse código acima num fluxo do nodered, fica aí o desafio pra posteridade.
Entre programar na automação e programar no nó “function”, pra mim, fica mais fácil fazer tudo em um lugar só na automação.

2 curtidas

@fabianomga , meu celular também é Xiaomi, recebo normalmente notificações do app Home Assistant, e todos os sensores desse celular estão integrados com sucesso no meu HA.

Fantástico, :heart_eyes: funcionou perfeitamente !!!

Nâo sei responder quanto ao celular, o meu HA não mostra mensagem… eu já tive problemas iguais com outros aplicativos, então acusei a mesma questão… mas quanto a isso o telegram é muito melhor.

Olá você colocou esse arquivo no automations ou configuration?

Grato.

Esse trecho de código que mandei é a chamada de um serviço.
Toda chamada de serviço pode ser colocada numa automação, num script, num intent, …