Automação Garagem

Funciona na Tuya e SmartLife, acabei utilizando ele pelo SmartLife. A integração funciona muito bem sim, com o HA, não tive nenhum problema até agora já faz uns 6 meses que tenho ele instalado.
Através do NodeRed, fiz as automações que queria e também tenho um Tag NFC que posso abrir e fechar o portão sem o controle remoto.

Eu gostei bastante dele, porque já tem o sensor de abertura do portão nele próprio, é fácil de instalar, só colocar o fio dele na botoeira do portão e o sensor no portão, o fio do sensor é bem longo. Não tive problemas para instalar ele não.

1 curtida

Eu uso um sensor de porta no portão, já tinha um sonoff pulso para abrir o portão, então não quis comprar aqueles que já vem com sensor. Como meu portão fica no tempo eu fiz uma extensão do sensor, usando esses imãs.
https://images-americanas.b2w.io/produtos/44339098/imagens/sensor-ppa-ima-motor-portao-basculante-fim-de-curso-3-vias/44339101_1_xlarge.jpg
Deixo a placa do sensor dentro do motor do portão e esse sensor colado no trilho (portão basculante). Criei um fluxo no nodered para quando abrir o portão acende as luzes da garagem e da sala, e ao abrir a porta da sala, aguarda 10 segundos e desliga as luzes da garagem e deixa a da sala ligada. Quando vou sair ele liga as luzes quando abro o portão, e tenho uma automação que quando sai todo mundo de casa o life 360 desliga tudo em casa.

Cara, as possibilidades são muitas, depende do que vc tem em mãos de recurso ou o que quer comprar, eu por exemplo peguei aqui um ESP32 e instalei o ESPPRESENSE nele, o carro encosta na minha garagem e a luz acende, coloquei um delay de 5 minutos para apagar, mais que suficiente no meu caso pq é casa, fiz só uma condição para verificar se é noite, mas as possibilidades são muitas, aqui vc poderá pegar ideias e adaptar para sua condição.

image

Esqueci, o ESPRESENSE trabalha por bluetooth e vinculei ao rádio do carro.

Na garagem de casa eu uso 1 sonoff mini modificado para obter a temperatura e umidade, ele controla a lâmpada da garagem e minha campainha.
E em conjunto uso também um Shelly i4 para detectar se meu portal da garagem e/ou o portão social está aberto e também se tem movimento na garagem.

Com isso eu acendo a lâmpada quando o portão abre e também por movimento. E recebo os alertas caso o portão permaneça aberto por mais de 5 minutos e junto com o alerta, direciono o PTZ da câmera para o portão.

1 curtida

Achei interessante esta modificação do sonoff, vc tem o link ou tutorial que possa compartilhar?

Eu segui estes dois tutoriais aqui do forum.

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/sonoff-mini-com-firmware-tasmota-sensor-de-temperatura-dht22/4097

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/esphome-sonoff-mini/2867

E adaptei os dois para o uso que eu queria.

1 curtida

A câmera que eu uso é esta aqui :point_down:t2:

https://a.aliexpress.com/_mLFF3JC


O meu eu fiz da seguinte forma:

  • Ao abrir o portão, se for a noite, liga as luzes da garagem e da sala. A cada 2 segundos ele verifica se o portão está aberto, fica e loop até o portão fechar.
  • Quando o portão fecha, se a porta da sala estiver aberta (tecnicamente tem alguém em casa) as luzes da garagem desliga depois de 5 segundos
  • Quando o portão fecha, se a porta da sala estiver fechada (possível cenário que todos saíram de casa), aguarda 2 minutos e todas as luzes desliga.
  • Quando o portão fecha, se a porta da sala estiver fechada, entra num delay de 2 minutos, se a porta da sala abrir nesse período de 2 minutos, as luzes da garagem desliga e deixa a luz da sala ligada, se a porta da sala não abrir em 2 minutos desliga tudo.
1 curtida

Estou buscando aprender mais com relação aos processos de automação nativo do HA.

Então optei por colocar tudo que for da garagem e externo na automação nativa do HA.

E até agora está funcionando perfeitamente, e dentre as automações tenho funções como envio de mensagem no celular, movimento da câmera (ptz), validação de portão aberto com contagem de tempo, etc.

1 curtida

Qual a resolução da sua câmera? Tem boa qualidade noturna?

Como passei quase todos os interruptores para zigbee, vão sobrar alguns sonoffs, tenho que dar funções pra eles, rsrs.

Eu comprei a opção de 4k.
Instalei ela bem no alto para ter uma panorâmica boa.

Segue um print de uma gravação feita pelo Frigate nesta madrugada :point_down:t2:

Com o Led dela aceso:

Apenas no infra:

Agora tem um porém muito importante.
Nessa resolução só vira com cabo de rede igual a minha está. No Wi-Fi nem pensar.

1 curtida

@Adessotti uma pergunta, você acredita que essa câmera poderia ser instalada em cima de um poste? ou ela tem de ficar sempre com a aprte da câmera para baixo?

Pergunto pois tenho um poste dentro do terreno e gostaria de colocar uma câmera ali para dificultar acesso indevido a mesma.

Olá @Zoreck.
Então como se pode ver acima, a minha fica justamente colocada no topo do poste e lançada 1,8m para frente.

A única preocupação que eu tive com essa configuração foi em relação a adicionar 1 pequeno chapéu acima dela (para proteger de granizo e pouso de pássaros) e de uma estrutura forte o bastante para aguentar os ventos.

Eu não tenho nenhum problema com ela até agora, já aguentou cada ventania e cada tempestade.
E continua Firme e Forte.

3 curtidas

Imagem top.
To querendo fazer uma automação igual.
Agora so falta comprar os equipamentos…rs

Adessotti, blz?

Você fez esse esquema de alertar sobre o portão aberto por 5 min pela automação do HA ou Node red?
Poderia compartilhar por favor?

Olá @lucianopaker.

Fiz usando o próprio HA.
Funciona perfeitamente.

Ao portão ser aberto ele imediatamente direciona a câmera para o PTZ que mostra o portão. Imediatamente a isso, ele começa a contar o tempo. Passando mais de 5minutos aberto ele me manda uma notificação no celular a cada 30 segundos, até que o portão esteja fechado.
5 segundos após ele ser fechado, eu recebo outra mensagem informando que o portão foi fechado, e a câmera volta ao PTZ original.

Vou encaminhar a automação do HA para vcs.

alias: Portão da Garagem aberto.
description: “”
trigger:

  • type: opened
    platform: device
    device_id: c30fca915070da5b1a080b3ebcc
    entity_id: binary_sensor.portao_garagem_input
    domain: binary_sensor
    for:
    hours: 0
    minutes: 5
    seconds: 0
    condition:
    action:
  • service: onvif.ptz
    data:
    distance: 0.1
    speed: 0.1
    move_mode: GotoPreset
    preset: “2”
    target:
    entity_id: camera.vista_rua_profile_000
    enabled: false
  • repeat:
    until:
    - type: is_not_open
    condition: device
    device_id: c30fca915070da5b1a080b3ebcc
    entity_id: binary_sensor.portao_garagem_input
    domain: binary_sensor
    for:
    hours: 0
    minutes: 0
    seconds: 15
    sequence:
    - service: notify.mobile_app
    data:
    title: Atenção
    message: Portão da Garagem aberto a mais de 5 minutos.
    - delay:
    hours: 0
    minutes: 0
    seconds: 30
    milliseconds: 0
  • service: notify.mobile_app
    data:
    title: Aviso
    message: O Portão da Garagem foi Fechado.
  • service: onvif.ptz
    data:
    distance: 0.1
    speed: 0.1
    move_mode: GotoPreset
    preset: “1”
    target:
    entity_id: camera.vista_rua_profile_000
    enabled: false
    mode: restart
1 curtida

Obrigado amigo, vou testar

1 curtida

como fizeste para intregrar a camera ao HA ; uma vez que ela usa o app ICsee

1 curtida

Usando o onvif. Ele permite ver as imagens e também comandar a câmera.

No meu post logo acima deste tem a programação que uso.