Apresentação pessoal e ajuda para projeto

Saudações a todos os foristas.
Meu nome é Daniel e estou iniciando um projeto para a minha casa.
Estava muito propenso a instalar equipamentos da Tuya mas, encontrei esse fórum e achei muito interessante que me fez mudar alguns conceitos.
Minha ideia era comprar tudo dessa marca fazer as instalações e integrações e voilà tudo iria funcionar bem, mas lendo alguns posts aqui, percebi que não é bem assim.
Pelo que entendi do Home Assistant, ele será o meu “aplicativo” de interligação com diversos fabricantes e se for realmente isso, achei muito mais interessante pois posso criar minha própria dashboard.
Após pesquisar a lista de dispositivos compatíveis vi que tem muita coisa que posso usar nesse meu projeto.
Gostaria de implementar sistemas com IR, RF vídeo porteiro portão de garagem, iluminação e outros.O que me indicam?
Seria interessante eu comprar um Raspberry instalar um SSD nele e deixar como dedicado? qual aconselham?
Que tipo de Hub aconselham que possa ser usado com Alexa ou google?
è interessante também ter algo para funcionar com zigbee? Porque pensei nele? baixo consumo e não fica com um monte de sinais de dispositivos WIFI em minha rede.
Por favor, gostaria muito de ter a opinião de pessoas que ja trabalham com isso me indicando componentes e sistemas que funcionem bem com boas taxas de transmissão.
Li em um fórum americano sobre a preocupação de um usuário quanto a privacidade e invasão. O que podem me dizer sobre isso?
Como vcs podem perceber, são muitas dúvidas para alguém que está iniciando um projeto.
Agradeço antecipadamente a todos que colaborarem.
Um forte e grande abraço.
Daniel

Ola acabei de cadastrar aqui no forum e dei de cara com seu post. Estou planejando um projeto de home assistant a um ano então esotu com bastante informação fresca na cabeça espero que ajude.

Começando pelo o que é o home assistant. Ele não é bem um aplicativo, ele é mais como um servidor local. Ele é basicamente um hub de automação local, como a alexa e o google home que são hubs em nuvem. A diferença é que voce não fica preso a um ecossistema de dispositivos licenciados e não fica dependente de conexão com internet nem de nenhum servidor de alguma empresa.

Quanto a IR e RF eu estou usando o broadlink rm mini 4 para IR e tem funcionado muito bem, inclusive criei minha propria ferramenta para auxiliar a clonagem do controle do ar condicionado especificamente parq dispositivos broadlink (para ser usado com a integração smartIR)

E a broadlink também oferece dispositivos para RF.

Quanto ao video porteiro, olhar a camera da garagem no home assistant em geral é fácil com diversos dispositivos, a dificuldade seria o audio bidirecional, atualmente ate onde eu saiba não existe nenhum dispositivo comercial que tenha audio bidirecional no home assistant voce precisaria usar o app do produto para esta funcionalidade. Existem alguns projetos faça voce mesmo no forum oficial do home assistant mas sao projetos um pouco mais complicado que a media.

E iluminação tem varias possibilidades, tem as lampadas smart que não gosto muito pois elas inutilizam o interrupor fisico e são mais caras. Depois tem interruptore inteligentes que sao um pouco melhores e tem os reles smart como shelly 1 ou sonoff mini que gosto pois funcionam com interruptores normais inclusive multiplos interruptores em paralelo. Porem sao um pouco caro pois oferecem apenas um canal por dispositivo.
Uma outra alternativa caso nao se importe em mecher com um pouco de eletronica é usar microcontroladores esp8266 e/ou esp32 e reles com os firmware ESPHome ou Tasmota que te permitem conectar microcontroladores no home assistant sem programacao. Assim voce consegue criar seu proprio rele smart com custo reduzido por ter varios canais em um so dispisitivo. Alem disso voce pode trocar os reles por modulos dimmer e assim ter funcionalidade semelhante a lampadas smart por um custo bem menor. Tambem é possivel utilizar essa solução pra fazer um interrupor normal se comunicar com lapada smart.

Quanto ao raspberry pi vai do investimento que voce quer fazer, rodando numa maquina x86 o home assistante vai ser muito mais rapido ate dentro de uma maquina virtual. uma solucao bastante comum no exterior é usar intel nucs porem no brasil tal solucao é bem mais cara entao o raspberry pi fica como uma solucao mais viavel para a maioria aqui. Quanto ao modelo de PI é a mesma coisa o PI 4 é consideravelmente mais performatico do que o PI3 mas é uma questao de quanto pode gastar e o quanto voce precisa tambem. O único relato de casos que realmente um PI pode acabar nao dando conta satisfatoriamente que eu conheça é se voce quiser visualizar varias cameras ao mesmo tempo.

A questao de seguraça por padrao é bem alta pois por padrao o home assistant so existe na sua rede local e você nao tem acesso fora do wifi de casa. E caso alguem invada seu wifi de casa voce teria muitas outras coisas pra se preucupar alem do home assistant. Caso voce queira acesso remoto tem duas opcoes a primeira é pagar assinatura do nabu casa, a segunda é configurar um sevico de dns dinamico e redirecionar porta do roteador que pode ser um pouco complicado para quem nunca fez antes e para alguns esse metodo é um risco por expor sua rede local a internet porem usar o lets encrypt pra mim é seguranca o suficiente. Alem disso o home assistant é codigo aberto e tem comunidade bastante ativa entao a tendencia é que vulnerabilidades vao sendo corrigidas.

O zigbee eu nao uso entao nao posso opinar sobre se funciona bem porem lendo eu vejo que podem surgir erros de incopatibilidade alem de ser um custo a mais. Na minha opinião vale a pena apenas se voce precisa de dispositivos onde nao tem cabiamento que precisem de bateria. Eu prefiro utilizar o ESPHome com microcontroladores ligando varios sensores num dispostivo só e ligado na tomada, assim eu resolvo problema de muitos dispositivos wifi e minimizo o consumo de energia.

Por fim a questao dos hubs, nao tenha certeza que entendi a pergunta pois o hub é o home assistant porem imagino que esteja falando de smart speakers. Nesse caso as principais opcoes sao a linha google nest para google assistant e google home e a linha amazon Echo para amazon alexa. Algumas consideracoes sao:

  1. Voce nao precisa das caixas de som para utilizar alexa ou google home/assistant, basta baixar os apps no celular e configurar no home assistant (eu recomendaria testar primeiro no celular e ver se voce prefere google home ou alexa e depois comprar as caixinhas de som de acordo com a preferencia)
  2. Para utilizar google home ou alexa voce precisa pagar a assinatura do nabu casa. Outra solucao é fazer o processo de acesso remoto via redirecionamento de portas e depois configurar a integracao com home assistant na AWS ou no google Cloud console como desenvolvedor. Como varias coisas que mencionei é meio complicado mas mais barato.

@ariel_leventhal
Muito obrigado por sua resposta. quando escrevi sobre o home assistant ser um “aplicativo” foi mesmo essa ideia que tive mas que não soube me expressar corretamente.
Dei uma olhada na página do ESPHome e do pouco que entendi ele tem uma linha muito parecida com o Arduino (se não for o próprio) e eu não tenho domínio sobre ele. Se vc ja tem domínio sobre essa tecnologia fica bem mais fácil
Quanto ao Hub me referi a esse produto TUYA Smart Home Automation WIFI+IR+RF+4G Universal Controller for iOS Android Work With Voice Control Alexa Google HOME|Remote Controls| - AliExpress
pois achei que esse carinha é que ouvisse o comando por voz e interligaria todo o sistema
Eu fiz menção sobre o Raspberry, pois vi aqui alguns comentários mas, poderia estar usando um pc industrial como o do link a seguir que sai um custo próximo ao de um Raspberry com ssd Bebepc fanless mini pc intel celeron j1900 n2830 duplo lan windows 10 n2930 4 núcleo industrial mini desktop computador com wifi htpc|Mini-PC| - AliExpress
Para sistemas de lâmpadas e demais, pensei em usar módulos prontos como esse, pois ela tem o auxilio de interruptor externo e posso fazer ligações como interruptor de luz em paralelo Tuya vida inteligente wi fi cego cortina interruptor módulo para rolamento do obturador google casa alexa controle de voz app temporizador diy loratap|Sistema automático de controle de cortina| - AliExpress achei bem pratico esses módulos.
Por momento ainda estou pensando em como fazer tudo e integrar mas agradeço por sua resposta e seguimos nos falando.
Um forte e grande abraço

Esse hub que voce mandou basicamente é um controle remoto universal de IR e RF assim como o broadlink, eu pessoalmente recomendaria usar o broadlink pois tem integracao com home assistant e funciona com a integracao smartIR que facilita muito configurar ar condicionado. Ate onde eu entendi dessa pagina do aliexpress ele nao tem microfone, ele só é compativel com google home e alexa ou seja voce pode conectar na nuvem do google ou da amazom pra usar ele com comandos de voz atraves do celular ou smart speaker. No caso se fosse usar um desses com home assistant essas integrações nao sao importantes pois o intermediário seria o proprio hass. Nesse caso voce tem as opcoes de smart speaker que mencionei alem de opcoes de terceiros mas eu recomendaria usar as caixinhas da propria google ou da amazon que sao as nest/echo. Mas essas caixinhas sao so pra receber comando de voz quem interliga todo sistema é o computador que roda o home assistant.

Quanto ao computador eu vi muito no forum oficial o pessoal usando Intel nuc de 8 geração pra cima que utilizam processadores i5 e i7 de laptop. Nao sei informar se haveria ganho de performance em relacao a um pi 4 usando um celeron resfriado passivamente. Na minha casa no momento tenho deixado meu laptotp ligado com home assistant em maquina virtual mas quando eu finalizar o projeto pretendo talvez comprar um notebook antigo usado remover bateria ligar na tomada e usar de servidor.

Quanto ao esphome acho importante aqui fazer uma separacao de dois aspectos do arduino. A empresa arduino fornece duas coisas, uma linguagem de programacao chamada Arduino e placas de prototipagem baseadas em varios microcontroladores. A linguadem Arduino te permite programar o firmware (programa que vai rodar nessa plaquinha). O sistema ESPHome te permite gerar o mesmo firmware sem programação nenhuma, tudo que voce precisa fazer é dizer: tenho uma lampada no pino um, tenho um interruptor no pino 2. Quando apertarem o interruptor do pino um alternar o estado da lampada do pino 1. E ai ele gera o firmware pra voce sem programacao. Essa declaracao do que incluir no firmware utiliza uma linguagem declarativa chamda yaml, varias outras coisas no home assistant utilizam yaml entao voce vai acabar esbarrando nela de qualquer jeito e é bem simples. Fora que tem muitos guias na internet.

Esse modulozinho tuya que voce mandou pra iluminação, é o que eu chamei de rele smart assim como o sonoff mini e shelly 1. Ele é mais barato que lampadas smart e funciona com interruptor mas ele tem o problema de varios disposivos wifi e o custo nao é tao bom assim. Isso porque só tem um canal por dispositivo.
Com um esp32 usando esphome e um modulo rele de 8 canais. Voce consegue tranquilamente replicar a funcionalidade de 8 daqueles pelo preco de um só e com apenas um dispositvo no wifi, alem de ter opcoes de esp32 que conectam via cabo de internet caso seja do seu interesse e de ter a possibilidade de adicionar dimmers por um leve aumento de preco.

Tambem nao quero passa impressao que esses smart rele são uma opcao ruim mas se voce quer realmente tirar o maximo de proveito do home assistant com um custo mais baixo, fazer alguns projetos nesse estilo DIY é na minha opiniao o melhor caminho, e é uma oportunidade para aprender algo novo. Mas se voce quer uma solucao rapida esses reles wifi funcionam.

Como é bom conversar e trocar informações.
A primeira vista achei que o ESPhome fosse como o Arduino, mas se é como vc colocou ele já cria as rotinas com “delegando funções”. Sou meio antigo mas, entendi que seria como um emulador de c++ para PIC. Legal isso… gostei.
Vou seguir a sua ideia de pegar um pc mais antigo e criar uma maquina virtual para rodar android e começar a “brincar” com o assunto

Realmente o que faz o home assistant ser tao pratico é a comunidade. O esphome é mais ou menoz isso, ele faz muita coisa, mas a principal funcao dele é gerar firmware pra esp32 e esp8266 a partir de linguagem declarativa. Contanto que os componenetes que voce esitver usando forem compativeis com esphome voce nao precisa se preucupar com nada de c++. As automações como o interruptor podem ser feitas via home assistant ou direto no esphome, eu recomendo no esphome pois se por algum motivo o seu home assistant cair o interruptor nao deixa de funcionar.

Unica coisa é que a maquina virtual nao é de android, é do home assistant OS. O home assistant pode ser instalado como um programa em python,como container docker ou como um sitema operacional que tem vantagem de nao precisar gerenciar dependencias e de ter um sistema de addons muito pratico. O sistema operacional pode ser instalado direto no laptop ou computador antigo que é o que eu pretendo fazer mas como no momento utilizo meu notebook de uso diario como servidor entao uso o OS como maquina virtual porque preciso usar windows ou linux tambem.

Os apps android e ios sao basicamente pra vc ver o dashboard e pegar algumas informacoes como localizacao e porcentagem de bateria do celular

Meu amigo, se é que posso lhe chamar assim, após assistir alguns vídeos e ler um pouco sobre o assunto fiquei convencido de que é por esse caminho mesmo, o do ESPhome32, pude observar que ele tem alguns versões com memória flash 32 e 38 pinos com display e vi tb alguns kits desenvolvedor. Qual marca e que tipo do ESP32 vc me indica a compra para eu começar a interagir com isso?
Me desculpe por tantas perguntas
Obrigado

O ESPHome é apenas o firmware. ESP32 é o nome do MCU. Aí tem várias placas de prototipagem (ou placas de desenvolvimento) baseadas nesse MCU que são essas várias versões que você encontrou. Kit de desenvolvedor é só nome comercial dado a algumas dessas placas. Quanto a marca, aqui no brasil é complicado a maioria não tem nome de fabricante escrito. Pode ter sido azar mas já comprei duas placas de ESP32 aqui, uma deu problema depois de um dia a outra ja veio queimada. Tem a opção do ESP8266 que é um MCU mais “fraquinho” também compatível com ESPHome, desses ja comprei 3 e não tive problemas. O próximo esp32 vou comprar direto da china. Eu achei uma tabela de comparativos que pretendo usar pra comprar:

Eu não me prenderia muito ao número de pinos. Na prática uma placa com menos pinos pode ter mais pinos utilizáveis. Isso porque alguns pinos têm algumas limitações como o pino 0 que precisa ser puxado pra nível de tensão lógica alto pra bootar normalmente e baixo para receber novo firmware, se você nao utilizar esses pinos a maioria das placas tem um chip que faz isso automaticamente mas ao usar o pino tem que se ter cuidado para não impedir esse processo. E também existem pinos que simplesmente nao pode ser usados, como os pinos que são usados para comunicação do MCU com a memória FLASH. Na pratica no ESP8266 voce acaba tendo cerca de 8 pinos que podem ser usados sem preocupação nenhuma e no ESP32 cerca de 18. E tem outras coisas pra levar em conta por exemplo tamamho da placa: a maioria dos esp32 são grandes de mais para ser usados numa protoboard o que pode ser inconveniente.