All-in-one: tentando "migrar" tupo pro HA

Boa noite!
Estou iniciando no Hass.io com Raspberry Pi 4.
Tenho alguns produtos (IoT) em casa, como: sensor de presença Wifi (Geonav), lâmpadas led coloridas E27 (Geonav), sensor de gás Wifi (Geonav), adaptador de tomada Wifi (Geonav), câmera Intelbras Mibo IC3, Echo Dot 3Gen, Sonoff Mini, Sonoff Touch TX0-2, controle universal i2Go. Pretendo me aventurar com algum projeto para monitorar o consumo de água e energia (já vi tópicos aqui!).

O problema desse escopo “multi-brand” é que me deparei com o uso de diversos apps para gerenciamento isolado dos produtos de cada fabricante e nem todos dispositivos são reconhecidos pela ALEXA.

Pretendo migrar todos para uma interface única e centralizada com o HA.
Vocês já tiveram experiências com esses produtos ou produtos similares desses fabricantes implementando integração com HA e Alexa?

@Tomas

os produtos da Geonav e da I2Go são da plataforma TUYA, que tem integração no Home Assistant, mas não pra todos os tipos de dispositivos (sensor de gás, por exemplo, não tem). Já os Sonoffs pode ficar tranquilo que vão integrar tranquilamente.

O negócio é instalar e ir fuçando…

Obrigado pelo retorno Michel!
Realmente notei que a interface do ‘Hi by Geonav’ é idêntica á interface do ‘i2Go Home’. Está explicado então. Mas a ideia é “largar” esses silos isolados de gerenciamento e trabalhar só com o HA. Vou arregaçar as mangas e estudar pra tentar consolidar essas integrações.
Valeu!

@michel @Tomas comprei um controle remoto universal da i2go que é o mesmo da geonav.

Baixei o app tuyasmart e linkei com o dispositivo sem problemas. Mas ao fazer a configuração com o HA, o controle remoto não aparece no HA por nada.

Alguém já conseguiu inserir o controle universal geonav i2go (tuya), no HA?

Eu também não consegui integrar os meus IR hubs da tuya no HA… acho que a alternativa é aplicar o tasmota. Eu não senti necessidade ainda e tenho medo de perder funcionalidades.

Eu recomendo vcs usarem somente o app smart life, concentrando todos os dispositivos, ao invés de ficar usando geonav e i2go…

Controle IR e a câmera ambos da Positivo que são Tuya não aparecem no HA mesmo configurados no Smart Life e no Tuya Smart, tô perdido nessa.

esses dispositvos IR tuya não são reconhecidos no HA como respondi acima.

Sim, depois de muito pesquisar é so se colocar tasmota mesmo. Como acabei de comprar o meu, vou devolver e pegar um broadlink.

Ele eu sei que funciona com o HA.

Nesse caso é possível colocar o Tasmota neles?

acho que sim… tem essa lista aqui:

olha os IR Bridges…

Bom dia Miguel,

Desculpe-me pela demora na resposta. Correria aqui.
Então, vou te dizer como foi minha experiência recente e minhas descobertas.

Instalei aqui em casa:

  • Hass.io direto no Raspberry Pi 4;
  • Lâmpadas wifi, sensor de gás wifi, sensor de presença wifi e tomada wifi - todos da Geonav;
  • Receptor IR i2Go;
  • Sonoff Mini, Sonoff Basic, Sonoff Pow e Sonoff Touch;
  • Alexa no Echo Dot 3;
  • Camera Intelbras IC3.

Fui instalando pra testar e primeiro usei o app dos fabricantes. Quando me dei conta estava com 3 apps instalados e que funcionam de forma independente: Hi-Geonav, i2Go, eWeLink e Intelbras Mibo.
Porém, meu intuito é tentar usar todo o sistema de automação sem depender da nuvem ou conexão com a Internet - por isso o HA.

Como os produtos Geonav e i2Go são da plataforma Tuya, instalei o Tuya Smart e desinstalei o Hi-Geonav e o i2Go. 2:1, ok. Ao habilitar a integração do Tuya com o HA, o HA passou a reconhecer as lâmpadas wifi e a tomada wifi. Porém os sensores de gás wifi e de presença wifi mais o receptor IR i2Go não são reconhecidos no HA. Mas ainda usando o Tuya Smart como “ponte”.

Ao configurar a entidade “Sonoff” no configuration.yam os módulos Sonoff são reconhecidos sem problemas. Mas, ainda usando o eWeLink como “ponte”.

Ao configurar a entidade camera com RTSP, a camera da Intelbras é visualizada sem problemas no HA. Isso independe do Mibo.

Enfim, para o IR recomendo mesmo o Broadlink (mini ou o outro) pois tem bastante documentação sobre integração com o HA no site original da comunidade.
Para os Sonoffs creio que o Tasmota irá resolver para ‘abandonar’ o eWeLink e ter a gestão local pela LAN.

Sobre os sensores da Geonav, seja usando o Tuya Smart seja de alguma outra forma, creio que não serão reconhecidos no HA. Recomendaria sensores já testados e validados.

Enfim, minha resposta foi além da sua pergunta, mas só queria compartilhar o meu aprendizado até aqui.

Boa sorte!

Vou continuar esse tópico, apesar da data, porque a sua situação é bastante parecida com a minha.

Tenho uma fita de LED da Geonav e da Sonof tenho lâmpada e interruptores.

Os interruptores da Sonoff (POW R2, iFan02 e Basic) já foram reconhecidos pelo HA, instalei o HACS e consegui reconhecer eles como entidades depois que adicionei o Sonoff LAN. Bastou ir em Development Tools e eles estavam lá listados.

Já o LED da Geonav nem sinal. Mas também não adicionei nenhuma integração que pudesse pegar. Eu tentei adicionar a Tuya, mas parece que precisa criar uma conta com eles para poder integrar no HA.

Os dispositivos da Sonoff, depois de cadastrados, se estiverem habilitados para LAN, não preciso mais usar o app o HA se vira sozinho com os dispositivos, o próximo passo será desabilitar a internet no WiFi que uso pra IoT (o HA se comunica com as duas redes).

Minha dúvida é, os da Geonav, pelo Tuya, poderão ser usados dessa forma independente pelo HA?

Oi @mizifih tudo bom? Então, a Geonav como a Positivo, Ekaza, i2Go, Kabum e várias outras usa a plataforma da Tuya, com isso seus dispositivo compartilham o mesmo servidor e também os mesmos aplicativos da plataforma Tuya como o Smart Life e o Tuya Smart.

Para esclarecer essas informações é só dar uma lida aqui: Guia para novatos em automação residencial! Tudo o que precisa saber para começar! - Fórum Home Assistant Brasil

Sobre a fita LED, baixa o Smart Life, cria uma conta lá e adiciona a fita LED. Após vá até o seu Home Assistant e vai até configurações, integrações e adiciona a integração da Tuya com a conta do Smart Life como mostra no tutorial abaixo.

Integração com a Tuya! Tuya Smart e Smart Life! Saiba o que fazer! (Positivo, Ekaza, AGL, Nova Digital, Multilaser, Intelbras, i2Go, Kabum, Zemismart, Moes, Blitzwolf…) - Fórum Home Assistant Brasil

Obrigado pela resposta, Leandro.

Então… Eu dei uma olhada lá. Eu só não queria precisar ficar usando as plataformas depois (Tuya e eWelink) depois de tudo configurado.

Com os dispositivos da Sonoff, em modo LAN, pelo que vi em um video do DrZzs que usei para fazer a configuração, ele funciona 100% independente, sem depender do eWelink, e que poderia até remover gateway e deixar sem internet que o HA continuaria funcionando com os dispositivos, algo que farei.

A minha dúvida era se, usando dispositivos Tuya, também poderei fazer isso. Hoje eu só tenho essa fita LED da Geonav, os demais são todos Sonoff.

Depois de postar a mensagem aqui, eu vi que pelo HACS tem uma integração chamada Local Tuya. Mas me pareceu bem complexa de usar, não a instalação e configuração, mas a parte de conseguir os IDs para poder configurar.