Ajuda para o achar o norte da minha primeira automação residencial

Boa tarde pessoal, meu primeiro post aqui…

Estou iniciando ao automação de casa, e antes de começar a comprar os componentes, queria pedir um review de vocês, para minimizar as chances de erros grotescos.

Vou começar a automação utilizando aqueles interruptores ‘de vidro’ Sonoff ou Tuya e a ideia é colocoar o firmware Tasmota para integração com o HA. (Devo instalar uns 25 nessa fase inicial)

Assim que a topologia e os interruptores estiverem funcionando bem, vou adicionando outros dispositivos. Eu também gosto de programar uns ESPs nas horas vagas, então dá até para fazer alguns dispositivos e integrar no HA.

O primeiro uso do HA vai ser para fazer os paralelos virtuais.

Bom, vamos a topologia. Eu sou um entusiasta do ZigBee, porém estou pretendendo optar por WIFI. Isso porque de qualquer forma eu vou precisar espalhar a rede wifi pela casa, então gasto só uma vez em alguns bons roteadores para fazer a rede mesh Wifi. Eu estava pensando em 2 ou 3 DECOs M5 espalhados pela casa. Eu deixo a rede principal para os dispositivos IoT e crio uma rede secundária (visitante) para acessar a internet.

Assistente de voz Alexa.

RF Bridge ainda não pensei.

Para rodar o HA eu pensava em um RaspBerryPI 4, mas pelo que dei uma olhada rápida aqui pelo forum, vi que tem outras opções interessantes. O que vocês recomendam? Se tiver algum tópico também, por favor, compartilhem comigo.

Bom, por enquanto é isso.

2 curtidas

@Elsiojr …Compartilhando…
Meu ecosistema é 100% Tuya,
Zigbee para sensores pir e portas pela agilidade,
Wi-fi para demais dispositivos mais distantes,
Ao todo 115 dispositivos,
8 Alexa’s funcionando em “Actions”
2 roteadores AX6000 Xiaomi em mesh,
Home Assistant em cloud Oracle

Funciona tudo excelentemente bem.

@ercb200 Opa, legal… Nunca tinha pensado em rodar o HA em cloud.

Vamos as perguntas:

-Seus dispositivos Tuya estão com o firmware original ou usando Tasmota?

-Você usa paralelos virtuais nos interruptores? Tem muito delay?

-Qual e quantos hubs ZigBee e de que marca?

-Quantos dispositivos ZigBee você tem ao todo?

1 curtida

@Elsiojr, seguem comentários:

  • Dispositivos Tuya todos com o firmware original;
  • Uso paralelo virtual (switch zigbee / lampadas wi-fi), delay menor que 1 segundo;
  • Tenho 2 hubs Tuya(1 em cada andar), porém, sinal multiplicado pelo mesh zigbee de dispositivos; Os hubs Tuya de marca xxx chinesa, mas nunca tive problemas;
  • Dos dispositivos Zigbee, entre sensores pir, sensor de abertura, lampadas, sensor lux, sensor temperatura, sensor inundação, switchs e interruptores, em média 50 dispositivos.
    Critério que comentei para decisões:
    => Wi-fi, atinge maior distância do sinal, atendendo melhor locais isolados;
    => Zigbee, baixo delay, consumo reduzido de baterias do tipo “CRxxxxx”;
    => Tuya, variedade de produtos, preço, integração estável no HA;
    => Cloud, mensalidade de US$ 5 é o mesmo que gastava de energia pelo meu HA em VM notebook, performance do ambiente cloud “espetacular”, segurança, backups, etc;

Estrutura de automação vai do critério de cada um, é bem individual mesmo.

Oi amigo seja bem vindo! Tem muitas opções e usar em cloud pode ter várias vantagens mas eu indicaria não começar por cloud. Começar a usar o home assistant já vem com vários dessafios desde aprender exatamente o que é cada coisa dentro do ha, devices , entidades , cards, scripts , automações etc, a aprender como integrar diferentes dispositivos, testar qual protocolo funciona melhor pra sua situação, aprender a usar os addons que lhe forem úteis, conhecer melhor os diferentes fabricantes e por aí vai…
Usar em clouds vai impor ainda mais desafios, então eu não recomendaria para um iniciante.

Caso tenha um pc ou laptop antigo parado seria uma ótima opção pra começar, caso contrário pessoal aqui usa muito minipc com processador Celeron (você encontra no aliexpress na faixa de 600 a 1300 reais dependendo do modelo) que tem mais performance que rasp e sai mais barato (considerando cooler e ssd pro rasp).

Quanto a dispositivos eu também não recomendaria tuya, funcionar funciona mas tem dispositivos equivalente por preço parecido de muito mais qualidade que integram localmente. Ao usar um dispositivo que integra via cloud, vc fica dependente da nuvem da tuya se ela cair seus dispositivos param, e se a tuya decide matar um produto como várias empresas já fizeram o produto vai pro lixo.

Sobre protocolos cada um tem pros e contras. Eu também gosto bastante de Wi-Fi mas cuidado com quantos dispositivos Wi-Fi você vai colocar, os roteadores residênciais tipo Deco geralmente não aguentam muitos dispositivos Wi-Fi conectados. Por exemplo se for fazer iluminação com reles smart vai de zigbee, caso contrário vc tá botando um dispositivo Wi-Fi por canal de luz. MAs como vc disse que gosta de usar esp, uma possível solução pra usar Wi-Fi é concentrar várias coisas num único esp. Por exemplo num esp32+módulos relê da pra ligar 16 canais de luz tranquilamente em único dispositivo Wi-Fi, tbm da pra fazer um esp com múltiplos sensores e por aí vai.

2 curtidas

Olá, não vou recomendar aqui o que eu uso, mas sim o que seria o IDEAL para a proposta do que é um servidor Home Assistant.

O Home Assistant é um sistema operacional feito para servidores e a proposta dele é ser usado localmente para ter uma total segurança e eliminando a internet e as plataformas IOT de terceiros.

Então ele é feito para ser usado local, sem internet e com dispositivos que não dependam da internet ou de aplicativos e servidores de plataformas de IOT.

Sabendo disso vamos lá:

Primeiro grande erro que geralmente as pessoas tem é adquirir dispositivos que dependam da internet ou de plataformas para funcionar, resumindo: dispositivos que não tem suporte local.

Aqui no fórum no tópico “Catalogo para o Novato em Home Assistant” vai perceber que tem os links para os tutoriais das plataformas + usadas por nós brasileiros, entrando neles vai perceber que tem um desses selos abaixo, isso indica que a integração daquela plataforma tem suporte local ou na nuvem (cloud) e com isso se aqueles dispositivos dependem ou não da internet e de plataformas pra funcionar.

localcloud

Mas qual o motivo de preferir dispositivos que funcionam local? Aqui comento sobre isso.

Excelente querer usar Tasmota, ele funciona local e não depende de plataformas ou da internet. Hoje dispositivos Sonoff funcionam local utilizando a integração SonoffLan, se decidir por eles nem o Tasmota vai precisa por. Já os Tuya vai precisar do Tasmota, a integração nativa depende da internet e já vi relatos de quem usa a integração Local Tuya de ter problemas.

Se optar por interruptores zigbee utilizando um dongle usb com zigbee2mqtt ou zha vão funcionar localmente e não vai ter problemas. Hubs Tuya dependem da internet e da plataforma, não tem suporte local.
Aqui comento sobre o zigbee no Home Assistant.

Excelente, ESP tem suporte usando Tasmota ou ESPHome, funcionam local e vai ter zero problemas ou dependem da internet ou de plataformas IOT de terceiros.

Você pode usar ambos sem problema, não tem uma obrigação. Já vi pessoas usarem wi-fi para iluminação e zigbee para sensores. Recomendo zigbee para sensores, são + rápidos e economizam energia. Geralmente sensores wi-fi consomem + energia e o gasto com pilhas e grande.

Na minha opinião não RF não vale a pena, não recomendo.

O Home Assistant é feito para ser usado localmente, nada de cloud em servidores de terceiros.
Hoje o Raspberry Pi 4 é uma excelente opção mas infelizmente os preços dele o torna impraticável.
Hoje o pessoal tem usado muito mini pcs, existem modelos muito + potentes que um Raspberry Pi 4 e com valores extremamente menores, coisa de menos da metade do preço de um kit de Raspberry Pi 4. Pode verificar nos vídeos abaixo.

Como disse, a proposta do Home Assistant é usar dispositivos locais com foco em segurança e privacidade.

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas.
Um abraço.

2 curtidas

Tinha dado uma resposta rapida com os pontos principais pois estava saindo de casa, mas vou comentar alguns pontos mais especifico.
Primeiramente quanto aos interruptores capacitivos de vidro, se realmente for usar eles como o leandro disse a cima os sonoff sao mais faceis de fazer funcionar localmente. É importante lembrar que nem todos dispositivos ainda usam esp e portanto nem todos dispositivos sao compativeis com tasmota. E as vezes o mesmo dispositivo compado em momentos diferentes podem ter microcontroladores diferentes.
Alem disso ja vi muitas pessoas reclamando desse interruptores pois são difíceis de utilizar no escuro ja que eles que nao pra achar o lugar certo para apertar apalpando.
Aqui é uma questão de gosto pessoal mas eu recomendaria fazer automação com rele seja usando dispositivo comercial ou fazendo sozinho com esp. E utilizar interruptores pulsadores (igual de campainha) para controla-los. Assim o paralelo pode ser fisico em vez de vrtual, e voce pode ganhar controle de gestos (aperta e segura, clique duplo etc).

Ai voltamos ao assunto do wifi, roteadores deco são bons relativamente comparado a outros roteadores residencias porem nao vao aguentar muitos dipositivos simultâneos (25 é muito). O zigbee nao precisa de investimento especifico em espalhar a rede, a maior parte de dispositivos que vão conectados na “tomada” (sem bateria) ja vao funcionar automaticamente como repetidor. E sobre uma rede para iot aqui meu conhecimento é menor mas se fosse pra opinar eu diria que nao vale a pena nesse caso pois as regras de firewall do deco devem ser bem limitadas. Se fosse pra usar uma solução empresarial ou prosumer tipo microtik, unifi, pfsense ai faz sentido segregar as redes com vlans e tals mas nesse caso acho que so vai ser incoveniente sem grandes vantagens.

1 curtida

Interessante.
Como você faz os paralelos virtuais, pelo HA ou pela própria interface da Tuya?

Eu não vejo grandes problemas em rodar o HA em cloud. Hoje em dia empresas de grande porte não tem mais data center, confiam suas informações em servidores cloud.
Sem contar na confiabilidade, facilidade de backup e dependendo, até da segurança que a nuvem oferece.
O caso ai é quem gerencia o servidor, de um lado eu posso gerencia-lo, de outro, uma empresa chinesa que sabe-se lá o que vai fazer com as informações lá armazenadas.

Meu receio de rodar o HA em cloud é por causa do delay extra para acionamentos que não estamos acostumados, como por exemplo o paralelo virtual.

@LeandroIssa

Obrigado pelas dicas.

Definitivamente preciso olhar com mais carinho para os mini PCs.

Sobre os Sonoff Lan, eu não sabia. Com certeza é MTO mais vantajoso do que trocar o firmware de trocentos Tuya para o Tasmota. Algo mais plug&play, que no futuro quando der problema, eu não precise perder muito tempo relembrando como foi feito para poder arrumar vai ser minha opção.

E isso já responde o @ariel_leventhal quando ao uso do ESP para essas coisas ‘básicas’. Não vou usar. O ESP vai ser para fazer algo mais específico, para uma aplicação dedicada. Sei lá, um sistema que posicione placas solares de acordo com a estação do ano, algo para coletar dados da injeção do meu carro e mandar avisos de erros pela Alexa. Algo que passe muuuito longe do trivial/essencial.

Sobre Zigbee, estou repensando, talvez seja melhor já preparar a casa com eles. Posso usar os interruptores como repetidores, assim vou ter a rede espalhada por toda a casa, e já estar prontos para os futuros sensores.
E o hub Zigbee da Sonoff, vi a um tempo atrás um vídeo de um rapaz trocando o firmware para Tasmota. Será que vai bem?
Minha casa vai ter 2 andares, seria melhor usar um por andar. E nesse caso a Dongle USB não atende.

@LeandroIssa e @ariel_leventhal Vocês usam paralelos virtuais? Como? e funciona bem? Muito delay?

1 curtida

Vamos la, colocar tasmota tem suas vantagens (dava pra escrever uma menssagem tao grande quanto essa inteira so falando de firmware) mesmo usando sonoff mas sim para grandes quantidades ter a opção de usar local facilmente sem troca de firmware é muito bom.

So estou te dando possibilidades ambos caminhos são validos mas tambem caso queira cosiderar solucoes no meio do caminho, tem opcoes como sonoff spm que é um produto pronto mas voce pode fazer daisy chain de varios para ter apenas um no wifi. Ou algo tipo isso que tem aparencia de produto final vem dentro de uma caixinha, ja tem 4 reles embutidos mas é um esp32 pra vc pogramar como quiser e ainda tem alguns gpio sobrando para ligar sensores e/ou interruptores. Tem varias outras solucoes como essas alem de interruptor smart que reduzem quantidade de radios wifi.

sugeri usar esp pq ai vc consegue fazer uma solucao mais customizada para as suas necessidades e é bem facil de fazer nao precisa nem programar so usar tasmota ou esphome. E tem a questao de reduzir congestionamento na rede.

Coisa com bateria realmente nao tem como fuigr de zigbee ou ble. Wifi gasta muitaaa bateria. E ja compensa colocar tudo zigbee mesmo pq ai os interruptores viram router e tabem pq como disse 25 é bastante dispositivo wifi.

Acredito que voce esta com uma concepcao errada sobre zigbee vou te dar um resumo mas recomendo estudar com mais calma. Existem 3 tipos de dispositvos, coordenador, roteador, e end device
Coordenador é o que controla a rede, no caso o dongle ou hub. Roteador é repetidor e end device é um dispositivo simples que so se comunica e nao roteia.
Se voce tiver dois coordenadores como esta sugerindo voce vai ter duas redes zigbee o ideal (na grande maioria dos casos) é ter uma só, so precisa de router pra repetir sinal pro andar de cima. E alem de dispositivos normais isso pode ser um hub extra c firmware modificado pra ser router ou um dongle c firmware de router q vc so espeta na tomada com um carregador de celular.

Uma outra questao de zigbee é que ele tem padronizacao mas ele nao exige o uso da padronizacao. Ou seja existe um jeito especifico recomendado de implementar uma lampada, por exemplo, em zigbee mas diferente de zwave os fabricantes nao sao obrigados a cumprir esse padroes. Isso quer dizer que usando um hub, em geral, por padrao vc fica preso a dispositivos zigbee da fabricante do hub. Se voce instala tasmota no hub ou usa um dongle vc pode usar ZHA ou
Zigbee2MQTT e usar dispostivos de varios fabricantes no mesmo coordenador.

Mas sim tanto o sonoff bridge quanto o dongle sao bons pro ha, o dongle so nao vai servir (como coordenador) se vc decidir usar ha em nuvem mesmo.

Aqui em casas por enquanto ha ta controlando so ar condicionado e tv, iluminacao eu to preparando, vai ser tudo central com dimmers usando esp. Os interruptores vao se comunicar sem fio via protocolo ESPNOW e vao poder controlar qualquer coisa da casa nao so iluminacao. Entao de certa forma vou ter algo parecido com paralelo virtual (pq interruptor nao aciona luz diretamente mas nao vai ser via wifi). Mas posso te dizer pelo que vejo pessoal compartilhando: contanto que todos dispositivos sejam locais o delay deve ser imperceptível ou proximo disso.

Bom independente de empresa ter datacenter proprio ou alugar server o datacenter ainda esta la. O que sim esta mudando é o crescimento da adocao de arquitetura serverless onde a infraestrutra fica abstraida mas isso nao tem nada a ver com ha. Pro ha voce alugaria uma VM e instalaria HA ou seja quem faz a seguranca é vc, vc que teria que configurar firewall deixar tudo bonitinho. Mas repare que eu disse que instalar em nuvem traz vários desafios nao problemas. Eu tambem nao vejo problema mas tenha em mente que voce estaria complicando sua vida. Pra comecar que por 5 usd vai ser uma VM beeem fraquinha provavelmente 1 ou 2 nucleos e nucleos fracos alem de pouquissima RAM. Da pra comprar um minipc com celeron de 11 geracao com 4 nucleos bem respeitaveis que vai gastar 5 REAIS de energia ao mes e ai da ra usar varios addons/outros servicos alem do ha. Voce tambem c minipc teria acesso ao usb pra usar coisas como google coral c firgate pra fazer reconehcimento de pessoas/obejtos na camera etc. Alem disso pensa que fica mais dificil integrar dispositivos que seriam locais. Nunca fui atras de ver como quem usa em nuvem e usa integracoes locais faz mas provavelmente vc vai precisar configurar uma vpn pra conectar a sua vm cloud na rede local da sua casa. Isso ou ficar dependendo da cloud dos fabricantes e ai vc vai ter delay extra pq vc ta usando “duas nuvems”. E ai tem a questao que o leandro trousse o ha foi criado pra ser rodado localmente, da pra rodar em nuvem mas nao foi feito pra isso, e se der problema boa sorte achando resposta na comunidade pois poucas pessoas fazem isso.

mas tirando tudo isso a questao do delay eu nao me preucuparia tanto é so alugar um servidor que fica num datacenter proximo que o delay apesar de maior do que local nao deve ser um grande problema.

Então amigo, by the book o protocolo zigbee pode conectar até 65 mil dispositivos… porém um HUB de R$150 não vai nem de perto conseguir dar conta disso.
A propria sonoff recomenda o Hub zigbee para ATÉ 32 dispositivos.

25 não é nem de longe um número grande de dispositivos para conectar em uma rede WIFI, o problema é que os roteadores fornecidos pelos provedores de internet são ruins.

Uma dica: esquece roteador de operadora, tenha o seu! Além de ser + seguro você pode ter centenas de dispositivos conectados e caso pretenda trocar de operadora não vai ter o trabalho de configurar tudo novamente.
Recomendo roteadores já com wifi6 ou wifi6e.

Eu uso um Xiaomi AX3600, ele integra com o Home Assistant pelo componente MiWiFi, ele tem suporte a mesh caso queira e suporte a + de 200 dispositivos conectados.
Existem outros que integram tbm como os DECO da TP-Link e os Mikrotik.

O dongle da sonoff já vi relatos de pessoas com uns 40 device, com dongles em geral que não sei qual era já vi pessoas com mais de 60 dispositivos. Melhor você testar primeiro e aí se precisar compra mais apenas um dongle ou hub e se precisar depois compra outro. O dongle da sonoff é barato mas tem hardware superior alguns dongles mais caros. O
Hub eu não sei MAs o dongle se eu não me engano com o firmware de comunidade vai até 100 dispositivos.

Quanto a roteador qualquer roteador vendido pra uso residêncial nao é muito bom comparado com um prosumer, realmente 25 dispositivos conecta mas aí imagino que você vai ter celular computador, tv, outros devices smart home além de interruptor… eu aqui em casa uso roteador residencial deve ter por aí uns 25 dispositivos e funciona bem mas já vi mta gnt com uns 40 dispositivos com problema em roteadores que alegam suportar 150-200 dispositivos. Se você olhar meu histórico de posts vai ver que Mais de uma vez eu afirmei preferir Wi-Fi em vez de zigbee mas dps de ver varias pessoas com problema por ter muito dispositivo Wi-Fi prefiro recomendar zigbee.

@LeandroIssa como você faz os seus paralelos virtuais?

E quanto a delay?

Não fiz, não uso assim

Aqui não tem delay com nada, aqui é tudo local