Ajuda em Configuração. Home assistant + Alexa por ambiente

Olá a todos do fórum estou com uma grande dúvida agradeço quem ajudar, aqui na minha instância do home assistant, como estou começando com e não manjo muito bem das automações estou quebrando a cabeça, a pergunta é: É Possível definir e separar o ambiente com as rotinas. Ex: cada cômodo aqui de casa possui uma Alexa e meu problema é que quando estou no quarto (1) e peço para Alexa acender a luz ela acende a luz do quarto (3) por terem nomes iguais, o que fiz para contornar isso é colocar cada lampada com um nome diferente, porem gostaria de ao estar em qualquer ambiente apenas dizer o comando LUZ ou TV sucessivamente. Não gosto de dizer a frase completa acender “Luz do quarto 1” “acender luz da cozinha” é possível?

Home Assistant Virtualizado e com Nabu Casa e Alexa já sincronizados.

1 curtida

Olá, bem-vindo ao vício do Home Assistant! rs

Que eu saiba isso não tem como alterar, é algo da própria Alexa, ela é burra e não entende que a luz que vc quer é a do grupo que ela está.

Se quer algo desse jeito recomendo vender suas Echos e comprar Google Home/Nest, a Google Assistente reconhece que a luz que vc quer acender é a do cômodo que ela está e não precisa falar “luz do quarto 1” é só falar “Ei google, acender a luz” que ela acende, diferente da Alexa que fala “existem vários dispositivos com o nome luz, qual devo acender?” kkkkkkkkk
A Alexa é burra d+ e não faz algo básico…
E não é só com luz, com televisão, ventilador, ar condicionado… qualquer outro dispositivo!

Olha as diferenças entre Echo e Google Home/Nest pra usuários do Home Assistant

Echo:

Precisa instalar Alexa Media Player para usar TTS e uso dos speakers.
Só apresenta um único TTS, a Alexa.
Necessita da porta 443 ou 8443 para ter os dispositivos do HA na assistente.
Existem skills com funções extras.
É possível criar automações no aplicativo, mesmo que bastante limitadas.
Não é possível acionar comandos múltiplos.
Cada dispositivo deve ter um nome único para ser acionado mesmo estando em um grupo.

Exemplo:
“Alexa, ligar televisão”
“Existem vários dispositivos com o nome televisão, qual gostaria de ligar?”
“Televisão do leandro”

É possível usar dialog flow, o Alexa Actions.
É bloqueado para uso de mp3 e áudios externos.

Google Mini/Nest:

O Home Assistant reconhece os speakers na rede interna.
Apresenta vários TTS, Google Assistente, Microsoft Azure, IBM Watson, Amazon Polly e Reverso TTS.
Com a porta 8123, a porta padrão do HA, já é possível ter os dispositivos do HA na assistente.
Não existem skills com funções extras.
Não é possível criar automações no aplicativo.
É possível acionar comandos múltiplos. Exemplo: “Ei google, ligar tv e ar condicionado”.
Não é necessário ter nome único para cada dispositivos, ela entende que é o dispositivo do grupo aonde ela se encontra. Exemplo:

“Ei Google, ligar televisão”
“Ligando”

Não é possível usar dialog flow.
Tem integração com Chromecast.
Não tem bloqueio para áudios, é possível usar mp3 e outros áudios.

1 curtida

Já criou o grupo no próprio app da Alexa?

Basta colocar a echo do cômodo e as lâmpadas do mesmo cômodo no mesmo grupo.

Aqui eu faço isso… se estou no quarto e falo “alexa, ligar luz”, ela acende a luz do quarto. Pra isso, criei um grupo no app da alexa chamado “quarto” contendo a echo e o interruptor.

Agora, mesmo que haja várias luzes no mesmo cômodo, eu coloco nomes mais sugestivos.

Por exemplo, na sala, eu coloquei “luz da mesa” e “luz do sofá”, ambas no grupo “sala” junto com a echo da sala.

Daí se eu quero apagar só a luz do sofá, falo “alexa, desligar luz do sofá”
Senão, falo “alexa, desligar luz” na sala e ela apaga todas da sala.

3 curtidas

Funciona perfeitamente, tenho Alexa’s em cada cômodo da casa (8):

2 curtidas

Segue esse vídeo aqui amigo, pelo que entendi é exatamente isso que vc quer. fiz aqui em casa e fica muito bom. Ele identifica qual alexa vc chamou e liga o dispositivo pré determinado na automação.

olha meu flow.

1 curtida