Ajuda com life360 + Node-red

Olá a todos, comecei com o Home Assistant tem umas 3 semanas e ainda estou aprendendo, já consegui integrar tudo o que preciso ao sistema e criar automações simples com o node-red mas algo muito elaborado ainda não sei como montar.
Já integrei o life360, criei os person e as localidades no Home Assistant, mas estou tendo dificuldade em saber quais node usar.
Queria só montar algo simples, quando eu e minha mãe não estivermos em casa (not_home) o alarme armar e quando algum de nós estiver/chegar em casa (home) ele desarmar, é simples mas pra mim que está começando é complicado. Já configurei os node do inicio e do final, estão certinhos, só não sei mesmo como montar o meio. Alguém pode me dar uma ajuda?
Obrigado.

Olá será um prazer ajudar.
Para ligar e desligar alarmes e outras automações o que precisa inicialmente é definir se a casa está ocupada ou não.
Minha sugesão é criar um sensor do tipo input_boolen. Criei um chamado casa_ocupada.

Depois necessita criar no node red a automação para habilitar ou desabili-lo. Veja meu exemplo.

[{“id”:“efe3c797.bd5b08”,“type”:“server-state-changed”,“z”:“7b6bb454.4b485c”,“name”:“ricardo Home”,“server”:“30dc70f5.8dd6b”,“version”:1,“exposeToHomeAssistant”:false,“haConfig”:[{“property”:“name”,“value”:""},{“property”:“icon”,“value”:""}],“entityidfilter”:“device_tracker.life360_oescafandrista”,“entityidfiltertype”:“exact”,“outputinitially”:false,“state_type”:“str”,“haltifstate”:“home”,“halt_if_type”:“str”,“halt_if_compare”:“is”,“outputs”:2,“output_only_on_state_change”:true,“x”:70,“y”:1760,“wires”:[[],[“f49581e4.eb0f5”]]},{“id”:“30dc70f5.8dd6b”,“type”:“server”,“z”:"",“name”:“Home Assistant”,“legacy”:false,“addon”:true,“rejectUnauthorizedCerts”:true,“ha_boolean”:“y|yes|true|on|home|open”,“connectionDelay”:true,“cacheJson”:true}]

[{“id”:“178a10cf.1f8fdf”,“type”:“server-state-changed”,“z”:“7b6bb454.4b485c”,“name”:“Ricardo Home”,“server”:“30dc70f5.8dd6b”,“version”:1,“exposeToHomeAssistant”:false,“haConfig”:[{“property”:“name”,“value”:""},{“property”:“icon”,“value”:""}],“entityidfilter”:“device_tracker.life360_oescafandrista”,“entityidfiltertype”:“exact”,“outputinitially”:false,“state_type”:“str”,“haltifstate”:“home”,“halt_if_type”:“str”,“halt_if_compare”:“is_not”,“outputs”:2,“output_only_on_state_change”:true,“x”:70,“y”:1960,“wires”:[[],[“a21f5953.e4ade”]]},{“id”:“30dc70f5.8dd6b”,“type”:“server”,“z”:"",“name”:“Home Assistant”,“legacy”:false,“addon”:true,“rejectUnauthorizedCerts”:true,“ha_boolean”:“y|yes|true|on|home|open”,“connectionDelay”:true,“cacheJson”:true}]

Obrigado pela ajuda Ricardo @oescafandrista, tenho umas dúvidas:

Como crio o sensor do tipo input_boolen?
Onde coloco o sensor nos nodes?
Estão corretas as configurações dos nodes events:state e current state?

Obrigado novamente pela ajuda!

A criação do sensor input_boolean é feito dentro do home assistant.
Veja neste link: https://www.home-assistant.io/integrations/input_boolean/
Pelo que parece sim, estão corretos, importante é você entender a lógica, principalmente do primeiro.
Conseguir importar meus nodes? Veja como adicionei os meus, que são o último node criado.

1 Like

Criei o input_boolean, coloquei o mesmo nome que o seu!
Está aparecendo um erro quando tento importar os seus nodes:

[
{
“id”: “efe3c797.bd5b08”,
“type”: “server-state-changed”,
“z”: “7b6bb454.4b485c”,
“name”: “Ricardo Home”,
“server”: “30dc70f5.8dd6b”,
“version”: 1,
“exposeToHomeAssistant”: false,
“haConfig”: [
{
“property”: “name”,
“value”: “”
},
{
“property”: “icon”,
“value”: “”
}
],
“entityidfilter”: “device_tracker.life360_oescafandrista”,
“entityidfiltertype”: “exact”,
“outputinitially”: false,
“state_type”: “str”,
“haltifstate”: “home”,
“halt_if_type”: “str”,
“halt_if_compare”: “is”,
“outputs”: 2,
“output_only_on_state_change”: true,
“x”: 70,
“y”: 1760,
“wires”: [
[],
[
“f49581e4.eb0f5”
]
]
},
{
“id”: “30dc70f5.8dd6b”,
“type”: “server”,
“z”: “”,
“name”: “Home Assistant”,
“legacy”: false,
“addon”: true,
“rejectUnauthorizedCerts”: true,
“ha_boolean”: “y|yes|true|on|home|open”,
“connectionDelay”: true,
“cacheJson”: true
}
]

coloquei novamente com outra formatação!!!

Mesmo erro ainda

me passa seu email, que envio por lá!

Ricardo, coloquei os nodes, quando abro aparece essas mensagens, acho que é porque não tem a entity sua no meu home assistant

sim, é por isto mesmo. Também tem que atualizar o servidor Home assistant , agora pode estar aparecendo dois e você terá que selecionar o primeiro que é o seu!

Sim sim! Atualizei aqui, o próximo node é o current state mesmo?

Nossa diferenca é que avalio 3 pessoas e você apenas 2!! assim sendo sua verificação será apenas vc e sua esposa e já pode ir para call service alterar o input_boolean

1 Like

Não entendi, o que devo alterar no call service?

O meu call service está assim:

exstem muitas formas de desenvolver, eu faria assim…
1 - identificaria se a casa esta ocupaca ou nao (flow que vc desenvolveu)
2- Criaria um novo flow a partir do event states input_boolean.casa_ocupada = casa houvesse alteracao no estado
2.1 se a casa esta vazia, chamava o serviço ligar o alarme
2.2 se a casa esta ocupada chavava o servilo desligar o alarme
para realizar esta verificacao use o node current state.

1 Like

Bom dia Ricardo, ainda não entendi como poderia montar isso tudo
Como montaria esse flow a partir do event states input_boolean.casa_ocupada?
O call serice que montei está correto?
Obrigado pela paciência e ajuda!

Oi Leandro, De uma maneira bem simplória seria assim: