Add-on Samba share! Acessando as pastas: Config, Media, Backup, Addons, SSL e Share!

logo

O Samba share é um add-on para o Home Assistant que ‎permite que você habilite o compartilhamento de arquivos do Home Assistant em diferentes sistemas operacionais na sua rede. Ele permite que você acesse as pastas: addons, backup, config, media, share e ssl em dispositivos Windows e macOS.‎

6

Vá Configurações, Add-on.

Clique na Loja de Add-ons e procure o Samba share!

Clique em Instalar!

Com ele instalado vá na aba Configuração do add-on Samba share. Preencha com um usuário, uma senha e clique em Salvar.

Com ele instalado, volte até a aba Informação e clique em Iniciar.

Com o Samba share instalado agora podemos ter acesso a todas as pastas do seu Home Assistant.

Em Windows:

Vá na pasta Meu Computador do Windows, clique em Computador e em Mapear unidade de rede.

Para adicionar cada uma das pastas é necessário preencher o ip do seu Home Assistant e o nome da pasta e clique em Concluir. Irá aparecer uma tela para colocar o usuário e a senha que preencheu nas configurações do Samba share.

Pasta Config

\\192.168.1.xxx\config

Com tudo certinho irá aparecer a pasta Config para acessar.
A pasta Config é a pasta em que está toda a configuração do seu Home Assistant, nela vai encontrar arquivos de configuração como o configuration.yaml ou a pasta custom_components que é a pasta que ficam os componentes personalizados instalados manualmente ou pelo HACS.

Para visualizar arquivos no formato .yaml é necessário programas como Notepad++, Sublime ou VS Code.

Pasta Media

\\192.168.1.xxx\media

É dentro da pasta Media que você irá colocar suas MP3 para aparecerem na aba Navegador Multimídia no Home Assistant.

Pasta Backup

\\192.168.1.xxx\backup

É dentro da pasta Backup que ficam as snapshots criadas dentro do Home Assistant.

Para criar um backup é só ir em Cópias de Segurança.

Sobre as outras pastas não recomendo o acesso.

Em MAC:

Em MAC vá no Finder e clique na lupa no canto superior direito e aperte “command + K”.

Preencha dessa forma e clique em Conectar.

http://192.168.1.xxx:8123/config
http://192.168.1.xxx:8123/media
http://192.168.1.xxx:8123/backup

É isso, um abraço!

Eu perdi total o acesso pelo samba, sabe o que pode ser @LeandroIssa ?
já tentei reconfigurar e nada…isso foi da noite para o dia aqui, sempre acessei de boa…

Não tenho ideia, bem estranho isso!

Acabei de conseguir resolver…
Tive que marcar a caixa “Conectar usando credenciais diferentes”… :man_shrugging:t2:

1 Like

E como acessar o samba share pela instalação do oracle cloud?

ja fiz de tudo p descobrir as credenciais e nada. ja visualizei no windows e as que tao la nao sao aceitas

1 Like

Não tá tendo o acesso?
Você configurou no samba as credenciais (login e senha) ?
Se possível manda uma print da tela de config do samba…

consegui. maior problema agora eh que o sistrma nao me da acesso.

se tento instalar o hacs pelo codigo do github, coloco codigo mas nunca aparece o botao submit, fica processando eternamente

se faço o que esta descrito aqui para acessar usando o token, na hora de selecionar o hacs ele so direciona pro codigo, e nao pro token