Acesso externo via Tunnel: Cloudflare + Domínio próprio gratuito (funciona em rede CGNAT)

Blz. Vou ficar tentando.

pessoal um help: estou com problemas com o acesso externo.
Tudo fiuncionava certinho, com freenom + cloudfire e tinha todo e total acesso externo.
Não mudei nada, mas simplesmnete parou de funcionar… pelo app do celular da o erro abaixo:

Pelo navegador do notebook ele nao carrega, só fica na contagem regressiva abaixo:
image

a unica coisa que achei estranho, foi no site do Freenom, pois fiz logon com minha conta e meu dominio nao aparce mais la, mas nao fiz nada no site.

Alguem que tenha acesso externo como o meu esta com o mesmo problema?
Minha rede tem CGNAT e a unica opão que consegui fazer funcionar foi essa que estava usando ate agora.

Infelizmente o freenom morreu a solução agra pra cgnat é só comprando domínio ou se não for usar alexa/Google home da pra usar vpn.

poxa que zebra hein, mas isso ocorreu hoje? pois ate ontem eu usava normalmente… nao tem outro site para gerar um dominio e poder usar sem ser por vpn?

Já faz alguns meses mas o problema é renovar ou cadastrar um novo, o seu deve ter expirado hj. Domínio de graça não tem outro não, mas da pra achar domínios baratos.

entendi, mas o que sera que compensa mais, comprar um dominio ou assinar o nabucasa?
Pela sua experiencia o que mais ira compensar?

Se for para comprar um dominio poderia me indicar um de confiança bom custo beneficio? e depois que comprar esse dominio como fazer para integrar ele com o HA?

Eu acho que o NOM.BR é uma das melhores opções

Os domínios da categoria NOM.BR custam R$ 40,00 pelo período mínimo de 3 anos e R$ R$ 12,00 para cada ano adicionado durante o processo de registro ou renovação.

1 curtida

Depende, domínio é bem mais barato mas se você puder pagar nabu casa você está apoiando desenvolvimento do home assistant. Fora que fica bem mais fácil configurar alexa e Google home.

Sobre domínio como já responderam maioria das pessoas tem comprado no registro br como alternativa.
Pra configurar é igual freenom, vc vai alterar o dns pra o cloudflare (deve ter instruções pra fazer isso no site que você comprar dominio) depois todo resto é exatamente igual.

1 curtida

Ariel, Obrigado pelo seu suporte, consegui comprar o dominio e configurei o Cloudflare e agora acesso externo esta funcionando corretamente


Está apresentando esse erro ao tentar instalar. Alguma dica?

1 curtida

Tá com cara que cloudflared descontinuou alguma arquitetura.
Tô verificando.

EDIT:
Antes
386, arm, arm64, amd64, armhf
Depois
386, arm, arm64

Amanhã vejo isso com mais detalhes.

A princípio, o pessoal do cloudflared resolveu a situação.

Depois tenta instalar novamente.

Deu certo. Obrigado pela disponibilidade e atenção.

Ariel, bom dia!

Hoje eu tenho 6 clientes com automação e pago o NabuCasa para todos, sei que o serviço pago gera apoio, mas em tempo de vacas magras temos que contornar alguns gastos para continuar seguindo em frente…

Eu já tenho domínio próprio a anos, gostaria de saber se é possível criar esse serviço através de subdomínio. Se sim, eu teria que criar um subdomínio para cada cliente ou tem alguma forma de usar somente um subdomínio e de acordo com o login de acesso o cliente seria direcionado para o seu HA?

Atenciosamente.

Tem como usar subdominio sim, inclusuive no meu video eu fiz num subdominio, o unico requisito e usar DNS da cloudflare. Acredito que teria que ser cada um em um subdominio.

Acredito que seria necessário cada cliente ter seu próprio túnel, cada um apontando para um subdomínio diferente.
Preferencialmente, cada um ter seu próprio domínio.

No caso do meu add-on, não rolaria porque ele sobreescreve os hostnames existentes.
Ou seja, se você configura cliente1, cliente2, … como subdomínios do domínio X e o cliente1 resolve adicionar na lista o cliente2 no addon que roda no HA dele, vai sobrescrever e as 2 rotas vão apontar pro túnel do cliente1.

O add-on em si funcionaria perfeitamente para o que foi proposto, mas não impediria configuração indevida.
Isso é um efeito colateral dos 2 clientes estarem abaixo do mesmo domínio.

Por isso, cada um em seu próprio domínio seria mais adequado no meu ponto de vista.

Talvez você consiga algo nesse sentido configurando zero trust, mas eu não conseguiria te ajudar nisso.
Teoricamente, com ele você tem usuário e senha e você configura exatamente quais serviços cada usuário tem acesso.

Perdi o acesso externo (tinha feito por esse tutorial) e tentei configurar o DuckDSN, porém não consigo ou não estou sabendo abrir portas no modem, pois todas que testo estão fechadas rs
Alguém para ajudar o amigo aqui
Minha operadora é a Claro/RJ não estou no CGNAT, um técnico quando veio aqui removeu para mim, pois tenho câmeras em casa e não posso ficar sem o acesso por conta do meu filho com um leve altismo, camarada gente fina, removeu na hora o CGNAT…

1- desinstala tudo referente a acesso remoto e comenta as linhas http: que contém o seu certificado (na documentação do duckdns tem dizendo) e reinicia o HA

2- vai no seu modem, na parte de encaminhamento de porta e abre as porta 8123-8123 para o IP do seu HA e 443(externo)-8123(local)

3- vai no site Open Port Check Tool - Test Port Forwarding on Your Router e coloca a porta 8123. Verifique se está aberto.

4- vai no site do duckdns, cria o seu domínio, coloca 8.8.8.8 no IP e copia o token

5- vai no ha e instala o duckdns. Coloca essa config:

domains:
  - seudominio.duckdns.org
token: seutoken
aliases: []
lets_encrypt:
  accept_terms: true
  algo: secp384r1
  certfile: fullchain.pem
  keyfile: privkey.pem
seconds: 300

6- start duckdns e verifica os logs

7- verifica se no site do duckdns o IP trocou de 8.8.8.8 para o seu IP público

8- vai no config.yaml do seu ha e coloca as linhas


http:
  ssl_certificate: /ssl/fullchain.pem
  ssl_key: /ssl/privkey.pem

9- reinicia o HA

10- agora seu HA é acessado internamente apenas usando HTTPS.

11- faz o teste usando o seu domínio duckdns fora da rede e dentro da rede. Se dentro da rede não funcionar é pq seu modem não suporta NAT loopback. Para resolver, vc vai precisar usar o addon dns mask. Lembre de usar HTTPS também no duckdns.

Bônus:

Recomendo SEMPRE instalar um VPN antes de fazer essas modificações para você não se perder. Instale o Tailscale e o ZeroTier. Sempre bom ter um de backup :sweat_smile:. Com esses VPNs você terá acesso remoto ao seu ha, mas será necessário instalar um app no seu smartphone.

E como faço aqui, onde coloco as portas rsrs