Acesso externo via Tunnel: Cloudflare + Domínio próprio gratuito (funciona em rede CGNAT)

Se entendi bem, ou coloca 192.168.0.39 ou 192.168.0.0/24.

Eu não entendo dessa parte de rede, então não me pergunte pra que serve o /24.

No meu caso que usei cloudflare tunnel, só coloquei os 2 primeiros.

1 curtida

Eu coloquei 192.168.0.0/24 e passou.

Mas não consegui acessar pelo duck dns o meu Home Assistant e não sei se tá correto o método de redirecionar porta. Queria algo que não precisasse disso porque não manjo dessa parte.

Cloudflare Tunnel não precisa.
Só seguir a parte comum do tutorial e depois continuar em 9:57.

Consegui acessar pelo domínio do cloudflare :raised_hands:t2:

Inclusive vi que você contribuiu com o repositório, muito obrigado!

Agora vou tentar acessar meus acessórios do HomeKit remotamente (não estou conseguindo) e tentar acessar acessórios pela Alexa e e Google Home.

1 curtida

Não consigo me registrar no FREENOM.

O freenom é bem bugado infelizmente não tem muito como ajudar, minha sugestão é esperar umas horas e tentar de novo. Tem a opção de comprar um domínio mas pra pegar gratuito só pelo freenom tem que esperar e torcer pra uma hora funcionar.

Muito bom o tutorial!

Aproveitei e adicionei o subdominio no duckdns com alias, funcionou certinho tambem.

Acabei de adicionar acesso remoto com domínio próprio, sem abrir portas do roteador. Excelente tutorial, pois sou novato e deu para acompanhar perfeitamente. Grato, Ariel

Isso, só que vc troca o último número (provavelmente 1) por 0 e bota o /24

1 curtida

muito obrigado pelo ajuda, deu certo

1 curtida

Todo domínio que escolho no Freenom ele diz que deu um problema e que preciso escolher outro. Alguém passou por isso?

Muito top!
Totalmente funcional aqui, sofria com essa praga da CGNAT…
após configurar tudo tem que reiniciar o HA para funcionar…pelo menos aqui só foi assim.

Agora me veio uma dúvida, como faço a configuração no app para ter o acesso externo?

O jeito simples, é apenas trocar o url no app pelo domínio o jeito mais completo seria manter o endereço local como url local e adicionar um url externo , e aí adicionar uma lista de redes Wi-Fi da sua casa, quando o abrir um app em uma dessas rede ele usará endereço local caso contrário usará o externo.
Tudo isso está nas configurações do app.

1 curtida

Quando você fecha a “compra”?

Tutorial muito bem explicado. Só faltou uma explicação melhor sobre a parte da faixa de IP. Eu sei qual é a faixa que o meu roteador utiliza para os usuários. O que eu faço com essa informação? Que redirecionamento de porta precisa ser feito? Agarrei nessa parte.

Uso modem e um roteador, a faixa que uso é a do roteador ou do modem? A porta precisa ser redirecionada no modem ou no roteador?

Boa noite, vou tentar te ajudar mas não é tão simples assim responder. Justamente por isso que não inclui no vídeo, seria mais um vídeo inteiro se eu entrada em detalhes disso. Primeiro já adianto que se você não entende muito de rede talvez seja uma boa opção fazer apenas o argo sem duckdns e eliminar assim a necessidade de redirecionamento de porta.
Mas vamos lá a porta deve ser redirecionado no roteador o problema é o que você está se referindo com o roteador não é exatamente o roteador. O roteador é uma função que um dispositivo exerce e não necessariamente um dispositivo em si. O modem da operadora é um combo modem+roteador+switch+Access point. Acontece que o que agente costuma chamar de “roteador” também é tudo isso menos modem. O ideal é ter apenas um roteador na rede o que nos deixa duas possíveis configurações, o modem em modo bridge e nesse caso o “roteador” funciona como roteador. Ou o “roteador” em modo access point e nesse caso o modem funciona como roteador. A porta deve ser redirecionada, no dispositivo que está efetivamente agindo como roteador na sua rede aí vc precisa ver qual que é.

Existe uma terceira possibilidade que é o double nat. Q é tanto o modem quanto o “roteador” agindo como roteadores, nesse caso vc tem duas redes separadas. Existem motivos legítimos pra fazer isso propositalmente mas em 99% dos caso não é isso que vc quer e se esse for seu caso recomendo mudar pra uma das outras duas opções que eu mencionei acima.

Quanto a faixa de ip. É a faixa de ip do seu serviços DHCP basicamente vc pode verificar isso nas configurações do roteador mas em geral
Provavelmente
Os seus dispositivos vão receber um ip a.b.c.d
Com máscara de subrede 255.255.255.0
Nessa caso a faixa de ip é a.b.c.0/24

Aliás pra complementar percebi agora na su menssagem q eu seu roteador e seu modem tem faixas de ip diferentes o q indica q vc provavelmente tá c double nat. Se for o caso sugiro fortemente reconfigurar sua rede por que se vc não souber exatamente o q esta fazendo isso pode causar vários problemas c dispositivos c controle local.

Você tem que digitar o domínio completo (com o .tk, . ca, etc…) e clicar no botão pagamento.

Se digitar apenas o nome que quiser e selecionar nas opções abaixo não vai dar certo.

1 curtida

Obrigado pela ajuda!

Acredito que minha conexão tenha CGNAT e por isso ja fui direto para o procedimento com o argo. No video você menciona que é preciso pegar a faixa de ip, mas não diz se preciso escolher um ip pra ser fixo para o HA ou se preciso fixar ou o que preciso fazer. Diz também que precisa redirecionar porta mas não diz qual porta (05:20)

Basta colocar dessa forma? 0/24 no final?
Ja fiz todo o resto do procedimento no cloudflare. Se alterar esse dado no HA eu preciso repetir os passos?

*Utilizo duas redes separadas, sim. Deixo o wi-fi do modem para as outras pessoas da casa e uso um roteador exclusivamente para minhas automações. Acha que isso pode atrapalhar? Nunca reparei nada de anormal. Que tipo de problemas podem ocorrer?

Opa perdão pela confusão acho q o trecho do vídeo que vc mencionou Tvz tenha ficado um pouco confuso. Eu disse que precisa colocar a faixa de ip mas eu não ensinaria isso assim como não ensinarei o redirecionamento de porta. No caso o redirecionamento de portas é apenas para duckdns.
Outra coisa é bem possível que vc não tenha cgnat, o problema é que você não tem ip público justamente por ter 2 roteadores, o segundo roteador recebe um ip particular da rede do primeiro. Logo pra redirecionar porta no segundo vc precisaria redirecionar do primeiro pro segundo e em seguida do segundo pra o home assistant, esse é um dos problemas que surge. Outra coisa é que os dispositivos entre as redes não se comunicam via LAN, logo você não consegue controle local de um dispositivo na outra rede. A terceira questão é q não tem muita vantagem você fazer isso, mesmo que no seu caso as desvantagens não sejam importante não tem muito porque usar assim.
Quanto a faixa de ip o /24 é um outro jeito de escrever a máscara de subrede 255.255.255.0.

Edit: Se mudar isso no config nao precisa repetir todo processo mas precisa reiniciar o HA

1 curtida