Acesso externo nativo: Home Assistant Cloud (Nabu Casa)

image

Este tutorial mostra como configurar o acesso externo através do Cloud HA (Nabu Casa).

1. Criar a conta no Nabu Casa:

Acesse o site https://www.nabucasa.com/, clique no botão Start a free 31 day trial e faça o cadastro para criar uma conta no Nabu Casa.

Após a conta criada e ativada (através do código ou link de confirmação enviado por e-mail) acesse o link https://www.nabucasa.com/ e efetue login utilizando o e-mail e senhas da criação da conta.

image

Ao acessar, será exibida a data do fim do teste gratuito. Após essa data o acesso pelo Home Assistant Cloud parará. Caso deseje continuar com o plano na modalidade paga, basta realizar a subscrição pelos botões Subscribe (pagamento por cartão de crédito) ou pelo Subscribe With Paypal (pagamento via paypal).

image

2. Configurar o Home Assistant Cloud:

Vá em Configurações, Home Assistant Cloud.

Realize login com a conta criada no Nabu Casa ou clique para ter o período de testes.

Uma nova conta pode ser criado por aqui também.

Após o login será exibido o e-mail que está vinculado a conta, o prazo de expiração da assinatura e o status da conexão com a cloud.

image

Também é exibido o URL que deve ser usado para o acesso remoto.

image

Para habilitar a conexão automaticamente após a reinicialização do Home Assistant marque a opção Conectar Automaticamente (importante se for usar esse acesso com outras integrações).

3. Configurando o acesso pelo Aplicativo:

Para acessar o Home Assistant externamente via Cloud pelo aplicativo basta acessa as configurações de conexão do aplicativo > URL Externa e habilitar a opção Home Assistant Cloud.

4. Usando integrações externas (Alexa, Google Home, etc).

Para expor entidades do seu Home Assistant para Alexa e Google Home você pode fazer diretamente pela interface de configuração do Home Assistant Cloud em poucos cliques (que não será tratado nesse tutorial).

Para outras integrações que necessitam do acesso externo ao seu Home Assistant, você deve utilizar a URL disponível na configuração do Home Assistant Cloud.

É isso, um abraço.

Agora já pode utilizar o aplicativo do Home Assistant e acessar externamente. Utilizando o aplicativo do Home Assistant terá os sensores do seu smartphone disponíveis para criar automações.

3 curtidas

Boa tarde!

Eu estou usando o acesso cloud nativo, porém surgiu uma dúvida! Tem como “tocar” o TTS das minhas automações no browser onde estou acessando pelo cloud?

Obrigado.